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Qualidade de vida: saiba 3 passos para melhorar seus hábitos

Muitas pessoas desejam ter qualidade de vida, mas nem todo mundo está disposto a cultivá-la. Algumas pessoas acreditam que ela está relacionada às condições financeiras, o que, em absoluto, não é verdade.

Ninguém precisa ter muito dinheiro para ter uma vida de qualidade, mas é necessário cultivá-la por meio de hábitos saudáveis, abandonando aqueles que fazem mal à saúde.  

Nós sabemos que uma cervejinha com os amigos na sexta-feira é permitido uma vez que traz bem-estar, mas, veja bem: existe uma grande diferença entre beber uma cerveja socialmente uma vez na semana e consumi-la em excesso todos os dias.

Qualidade de vida também é lazer e fazer o que gostamos, mas tudo deve ser dosado, moderado e controlado, para que nossa saúde não seja prejudicada.

Também precisamos incluir mais hábitos saudáveis em nossa rotina. Aquela pessoa que não bebe e não fuma, mas também não faz nenhuma atividade física, não tem tanta qualidade de vida quanto às que aderem a uma rotina mais saudável.

É pensando nisso que, neste artigo, vamos explicar por que é fundamental ter qualidade de vida e bem-estar e por que precisamos abandonar hábitos prejudiciais, bem como podemos vencê-los. Acompanhe!

Importância da qualidade de vida e bem-estar

Hoje em dia, ouvimos falar muito a respeito de qualidade de vida, mas em sua maioria, não nos damos conta do que isso realmente significa.

Ter qualidade de vida é investir em cuidados como massagem shiatsu, mas também é equilibrar os setores de nossa vida e cotidiano, como saúde física, saúde mental e relações sociais.

Para isso, precisamos adotar alguns hábitos que não podem ser deixados de lado, pois isso significaria desequilibrar esses setores.

A qualidade de vida ou a ausência dela pode influenciar as pessoas de diversas maneiras, como em sua saúde física. Segundo um levantamento realizado pelo Diagnóstico Nacional do Esporte, 46% da população brasileira é sedentária.

São muitas as pessoas que estão correndo o risco de sofrer problemas de saúde gravíssimos, ou até mesmo de serem acometidas por uma morte súbita. 

Dentre os principais problemas de saúde causados pelo sedentarismo, estão:

  • Obesidade;
  • Diabetes;
  • Hipertensão;
  • Doenças cardíacas.

Por outro lado, praticar atividades físicas como aula de pilates funcional, e ter uma alimentação saudável, previne essas doenças e ainda melhora a qualidade do sono, auxilia na perda de peso, reduz a ansiedade e melhora a autoestima.

Outra maneira que a qualidade de vida influencia as pessoas é em sua saúde mental. 

Para se ter uma ideia da importância de uma mente saudável, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), só é considerada saudável aquela pessoa que possui bem-estar físico e mental.   

No entanto, no mundo moderno em que vivemos hoje, infelizmente a saúde mental está sendo deixada de lado em detrimento de outras “necessidades”.

As pessoas não têm tempo para descanso, vivem sob pressão e estresse, além de que estão sempre preocupadas em comprar e consumir. Essa pressão social infundada prejudica severamente nossa saúde mental.

Daí a importância de parar para refletir e buscar hábitos que deem prazer e que auxiliam no gerenciamento de nossas emoções.

Além de correr em uma esteira para academia, nós precisamos buscar o apoio e a orientação de alguns profissionais quando percebemos que há algo errado com nossa saúde mental.

Sintomas de estresse, depressão e ansiedade não devem ser ignorados e precisam ser devidamente tratados com um psicólogo ou psiquiatra. Além disso, se dê o direito de descansar e aproveitar o tempo livre.

Pratique atividade física constantemente, pois ela melhora nossa disposição física e mental, melhora o humor e ajuda no combate de muitos problemas psicológicos.

Por fim, a qualidade de vida também influencia as pessoas em suas relações sociais, com amigos, colegas de trabalho, família e a sociedade em geral.

Uma saúde mental prejudicada vai impactar as relações afetivas e pessoais, pois precisamos trocar emoções com o próximo, lidar com imprevistos, dentre outras situações corriqueiras.

Logo, para garantir uma saúde mental, precisamos ter boa saúde física, que é cultivada por meio de hábitos saudáveis, como reeducação alimentar para emagrecer e prática de atividades físicas.

Deu para perceber como uma coisa está relacionada à outra? Se você não cuida da sua saúde física, terá problemas com sua saúde emocional e isso vai trazer muitos impactos negativos para suas relações pessoais.

Além disso, praticar uma atividade física, por exemplo, pode te ajudar a esquecer um pouco os problemas. Mas a efetividade de uma rotina saudável também depende do abandono de hábitos prejudiciais. É o que veremos a seguir.

Por que abandonar os maus hábitos?

Quando pensamos em hábitos nocivos à saúde, logo nos lembramos da bebida e do cigarro. É natural, afinal, dentre as drogas lícitas, eles são os mais consumidos.

Só que os hábitos ruins não se limitam apenas a esses dois elementos, mas também a outros como a alimentação desequilibrada e uma vida sedentária.

Abandonar o consumo de bebida alcoólica é importante por diversas razões. Além de te ajudar a ter um desempenho melhor em um treinamento funcional para obesos, previne o surgimento de diversas doenças, principalmente relacionadas ao fígado.

Parar de beber ajuda a emagrecer, traz mais economia, melhora o convívio social, rejuvenesce a pele e o cabelo, preserva a saúde do coração e melhora o desempenho sexual.

Com relação ao cigarro, esse vício é considerado um dos mais prejudiciais e mortais do mundo. Quem fuma tem 10 vezes mais chances de desenvolver câncer de pulmão. Além disso, está sujeito a doenças do coração e infarto fulminante.

A fertilidade feminina pode ser reduzida em 30%, os riscos de derrame são muito maiores, além de prejudicar severamente a saúde de quem inala a fumaça do cigarro. Nem é preciso falar que é importante abandonar o cigarro, certo?

Além de fazer um check up geral com frequência, atente-se a sua alimentação. Consumir alimentos gordurosos diariamente aumenta as chances de problemas cardíacos.

A ausência de vitaminas presentes em frutas, legumes e verduras pode provocar diversas doenças. Prefira uma alimentação leve e não se esqueça dos exercícios físicos, uma vez que eles também promovem mais saúde e bem-estar de um modo geral.

Dicas para abandonar os maus hábitos

Chegou o momento de deixar para trás os maus hábitos e substituí-los por práticas saudáveis. Para te auxiliar nessa empreitada, separamos algumas dicas. São elas:

1. Praticar atividades físicas

O corpo humano não nasceu para ficar parado. As atividades físicas são muito importantes porque elas equilibram a saúde e o funcionamento de todo o organismo.

Você pode fazer uma aula funcional em dupla ou caminhar pela manhã ou no final do dia. Existem várias modalidades de exercícios físicos que você pode escolher, inclusive, é possível se exercitar em casa.

Não importa qual você escolha, o que deve ser levado em consideração é que você não leve uma vida sedentária e não deixe de lado a necessidade de movimentação do seu corpo.

2. Praticar meditação

A meditação não é uma atividade mental complexa, como muitos acreditam. Tudo o que você precisa fazer é sentar-se em um local confortável e observar seus pensamentos, independentemente de quais sejam.

O que você não pode é refletir acerca de um pensamento, por exemplo, se concentrar em uma ideia que veio na sua cabeça. Deixe o pensamento fluir e passar. É isso o que vai reciclar o seu cérebro e os seus sentimentos.

3. Ter uma boa alimentação

Ter uma alimentação saudável é primordial para a sua saúde. Ela não se baseia apenas em cortar alimentos calóricos, gordurosos ou excesso de doce.

Comer bem é ter uma dieta balanceada, rica em frutas, verduras e legumes, incluindo alimentos como grãos, carnes magras dentre outros.

Para que a sua saúde esteja em dia e seus tratamentos, como drenagem linfática no rosto, tenha ótimos resultados, é imprescindível alimentar-se bem.

É claro que você pode comer um doce de vez em quando, como uma porção pequena de chocolate ou uma tortinha de limão bem saborosa, mas nunca em excesso.

A alimentação precisa ser regrada e fornecer a seu organismo os nutrientes que ele precisa. Substitua o refrigerante por sucos naturais, que são muito mais saudáveis e saborosos e invista em uma dieta rica para garantir mais disposição.

Considerações finais

Nós precisamos viver com qualidade, e isso implica em nosso estado mental, físico e social. Para o bem-estar geral da nossa saúde, é indispensável conhecer o que pode prejudicá-la e o que pode beneficiá-la.

A informação é a base que nos leva a adotar posturas melhores, incluindo os hábitos diários. Aqui neste conteúdo, você aprendeu um pouco mais sobre o que é bom ou não para o seu corpo e como cuidar bem dele.

Seguindo as nossas dicas simples e valiosas, temos certeza de que você vai alcançar maior satisfação na sua qualidade de vida.

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