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Atividade física: descubra 5 tipos e qual é mais apropriada para você

Praticar atividade física é uma necessidade inerente ao ser humano. Nosso corpo não nasceu para ficar parado, ele precisa de movimento para se manter saudável.

Infelizmente, muitas pessoas ainda não sabem disso ou simplesmente não se importam, mas uma vida sedentária é a causa de muitos problemas físicos e mentais.

A evolução da tecnologia nos tornou mais sedentários, a maioria das pessoas trabalha sentada, com atividades repetitivas ou em ambientes estressantes, e esse cotidiano vai degradando a qualidade de vida.

Os exercícios físicos recuperam o corpo de todo o estresse e cansaço ao longo do dia. É exatamente por isso que as pessoas que praticam atividades diariamente, se sentem mais dispostas e menos estressadas.

No entanto, muitos acreditam que essa prática se limita à musculação e atividades dentro de academias, o que não é verdade. Tem gente que deixa de se exercitar porque não gosta de academia e não encontra outra alternativa.

A boa notícia é que existem muitos tipos diferentes, para todos os gostos e possibilidades, e com certeza algum vai te agradar.

Neste artigo, vamos mostrar as possibilidades de exercícios físicos, a importância dessa prática e dar algumas dicas de atividades.

Possibilidades de exercícios físicos

Quando pensamos em exercícios físicos, logo nos vêm à mente academias lotadas, gente carregando peso, dentre outras situações comuns nesses ambientes.

É claro que elas são ótimos lugares para praticar atividade física, afinal, você tem acesso a um aparelho academia que oferece todo o respaldo para determinadas práticas.

Nelas, é possível praticar diferentes exercícios, como musculação, cardios, aeróbicos, aulas de dança e muito mais. Algumas ainda oferecem treino funcional, yoga e até esportes como futebol e outros.

Sendo assim, em algumas academias, você pode encontrar diferentes tipos de atividades, mas, mesmo assim, muita gente não gosta. 

Existem diversas razões para isso, como timidez, não ter nenhuma opção por perto, dentre outras.

Só que deixar de praticar atividades apenas por não gostar de academias não é indicado. O ser humano sempre teve várias possibilidades de se exercitar, desde sempre.

Você pode fazer exercícios aeróbicos em casa, caminhar, pular corda, correr e usar itens que você tem em casa para musculação. Também pode comprar alguns equipamentos de funcional, enfim, são muitas as possibilidades.

Ter uma esteira para academia em casa é uma ideia, caso você não queira sair, mas uma caminhada ao ar livre também é uma ótima opção e você ainda pode aproveitar para levar o cachorro.

A internet é nossa aliada nesse sentido. Em plataformas gratuitas como o YouTube, é possível encontrar verdadeiras aulas de ginástica com professores renomados, de graça e que você pode fazer em casa.

Também existem aplicativos voltados para isso, tudo para que você não deixe sua saúde e bem-estar de lado.

Os exercícios físicos não servem apenas para manter a forma ou perder peso, eles são extremamente importantes para sua saúde física e mental. 

E é exatamente sobre isso que vamos falar no próximo tópico. Acompanhe.

Importância dos exercícios físicos

Aquele tempinho que você se dedica a aula de pilates funcional faz toda a diferença na sua vida. Mais do que manter a boa forma, adotar uma rotina saudável traz vantagens como:

  • Prevenção de doenças;
  • Controle da pressão arterial;
  • Aumento da força muscular;
  • Melhora o sono;
  • Combate estresse e depressão.

A prática constante de atividades físicas diminui o risco de muitas doenças, como problemas no coração, diabetes e até alguns tipos de câncer.

O corpo, quando se movimenta, melhora o fluxo sanguíneo, reforça o sistema imunológico e produz hormônios e substâncias essenciais para a saúde.

Atividades simples como andar de bicicleta, caminhar e até subir e descer escadas são práticas muito recomendadas pelos médicos. Isso porque elas promovem mais resistência ao coração e reduz a pressão arterial.

Os músculos se tornam mais fortes e tonificados, por isso, em poucos meses praticando atividades como aula funcional em dupla, as pessoas já percebem que ganharam força e que a musculatura está mais evidente.

Muitas lesões também são evitadas, por isso, exercícios como a musculação são recomendados pelos médicos.

Se você tem problemas com insônia ou dorme mal, precisa incluir atividades físicas em sua rotina hoje mesmo. O corpo humano precisa dormir 8 horas por noite para recuperar suas funções orgânicas.

Os exercícios reduzem a insônia, principalmente, se praticados de manhã ou no final da tarde. O corpo libera mais endorfina durante o dia, o que aumenta a disposição.

Agora, se você prefere ou só tem tempo de praticar atividades físicas à noite, prefira opções mais leves, pois logo após os exercícios, as pessoas ficam mais alertas.

Por fim, exercícios regulares são imprescindíveis para combater estresse e depressão.

Isso acontece porque durante as atividades, o organismo libera dopamina e serotonina, que são os hormônios que provocam sensação de prazer e bem-estar.

E isso ajuda as pessoas a controlarem mais suas emoções, melhora o humor e garante dias mais agradáveis. Pessoas que tratam problemas como estresse, ansiedade e depressão, se sentem mais motivadas no dia a dia.

Dicas de atividades físicas

Agora que você já sabe sobre a importância de exercícios físicos, vamos dar algumas dicas de atividades e para quem elas são indicadas.

Independentemente de qual delas você escolha, é importante, primeiro, consultar um médico e fazer um check up geral exames para garantir que esteja apto a realizá-las.

Dito isso, vamos às dicas:

  1. Treino funcional

O treinamento funcional é um exercício físico que tem como base movimentos naturais, como correr, pular, agachar, entre outros.

Ele vem para somar a prática de outras modalidades, o que possibilita melhor desenvolvimento corporal, de maneira mais harmoniosa.

Sua função é garantir que o praticante ganhe força, equilíbrio, resistência, flexibilidade e mais agilidade. É uma atividade indicada para pessoas de qualquer idade, incluindo crianças e adultos.

  1. HIT

Esta sigla para High Intensity Training é um treinamento de alta intensidade, que ajuda a diminuir a gordura corporal, por meio de exercícios cardiovasculares e neuromusculares, que ajudam as pessoas a perderem peso.

Sua função é a queima de gorduras, tanto durante quanto após sua realização. Esse treino pode ser realizado por qualquer pessoa, crianças, adolescentes, adultos e idosos, desde que seja devidamente orientada.

Sendo assim, para fazer essa atividade física do jeito certo, você precisa de um profissional auxiliando. Mais do que garantir bons resultados, você garante a saúde do seu corpo.

  1. Yoga

A Yoga é uma atividade física assim como aula de fitdance para iniciantes, mas é considerada a mais completa, pois visa unir a saúde do corpo e da mente.

A integração ocorre por meio de técnicas de respiração, postura e movimentos físicos, incluindo a meditação. 

Sua função é fazer com que o indivíduo tenha uma relação melhor consigo mesmo e com seu cotidiano.

Pode ser praticada por pessoas de qualquer idade, inclusive gestantes. O ideal é conversar com um professor para que as aulas te ajudem a alcançar seus objetivos.

  1. Aeróbica

Os exercícios aeróbicos têm como função levar mais oxigênio para os músculos que estão sendo trabalhados. 

Seu tempo de duração é mais longo e são ótimos para estimular o sistema cardiorrespiratório e vascular.

Sua função é auxiliar na perda de peso e eliminar o excesso de gordura. Pode ser praticado, também, por pessoas de qualquer idade, principalmente, jovens e idosos.

  1. Natação

Natação são exercícios feitos na água que ajudam a queimar calorias, sendo indicado para quem deseja perder peso rapidamente. Possui risco mínimo de lesões porque não causa muitos impactos às articulações.

Juntamente com a reeducação alimentar para emagrecer, a função da natação é permitir que o praticante perca gordura, ganhe massa muscular, melhore seu condicionamento físico e resolva problemas respiratórios.

É uma atividade que pode ser feita por pessoas de qualquer idade, inclusive crianças muito pequenas, como os bebês.

Além disso, é indicada para quem tem fibromialgia, pois ajuda a reduzir os episódios de dores.

Conclusão

Tudo o que coloque o seu corpo em movimento, como uma aula de dança sertanejo, traz mais saúde e qualidade de vida para você.

Fazer atividade física é uma necessidade, portanto, não deve ser desprezada ou negligenciada. Mesmo que no começo seja difícil vencer a preguiça, aos poucos o seu corpo vai se acostumando.

O dia a dia melhora, pois nos sentimos mais dispostos para trabalhar, estudar e cumprir com todas as nossas atividades diárias.

Uma vida sedentária é extremamente prejudicial para o seu organismo, então, se você quer mais qualidade de vida e saúde, escolha uma atividade física para você. E agora que você já conhece algumas delas, com certeza vai ficar mais fácil decidir. 

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