Dicas de Fisioterapia para Pacientes e Fisioterapeutas

Leia nossos artigos. Melhore o seu estilo de vida agora!

Conheça os benefícios do Yoga

Para alguns é somente um exercício, já para outras pessoas é uma técnica de relaxamento e uma procura pelo equilíbrio. Não importa a sua classificação, o Yoga ajuda diversos indivíduos a praticarem uma atividade que causa bem-estar.

A atividade física, de origem indiana, trabalha corpo e mente simultaneamente, e é por isso que algumas pessoas percebem que fazem mais do que exercícios físicos. Conquistando muitos adeptos pelo mundo, a prática traz muitos benefícios.

Diante disso, entenda mais sobre a prática, como ela ajuda pessoas a terem mais equilíbrio e os impactos que causa no corpo, trazendo benefícios por meio de técnicas de respiração e de uma filosofia que prioriza a mente e o corpo. 

Por que fazer yoga?

Conhecida pelas posições diferenciadas, o yoga é uma atividade física que trabalha com o corpo e a mente ao mesmo tempo, com o objetivo de integrá-los para se conquistar o equilíbrio. 

Para atingir esse objetivo são feitos exercícios de respiração, as posições e meditação. A união desses três elementos trabalha para que o corpo se exercite por meio de alongamentos e a mente descanse. 

A prática é antiga e surgiu há mais de dois mil anos e tem conquistado muitos adeptos no Ocidente. O indivíduo que a pratica consegue perceber melhoras nos seguintes aspectos:

  • Concentração;
  • Autoestima;
  • Tira a pessoa do sedentarismo;
  • Ajuda na correção da postura.

Assim, o praticante de yoga percebe que a sua concentração melhora, ao ter que fazer uma posição e ao mesmo tempo controlar a respiração, o praticante percebe que só consegue realizar isso se estiver concentrado. 

Por isso, a mente precisa estar conectada com aquele momento, distrações atrapalham o andamento da atividade e prejudicam o indivíduo, essa é uma das razões que justificam o equilíbrio entre o corpo e a mente. 

Sendo assim, ao praticar a atividade, o indivíduo consegue ter mais concentração não somente enquanto prática, mas também nas outras áreas de sua vida. Por isso, ela é indicada para promotores para eventos que trabalham na correria e precisam de alta concentração. 

Assim, indivíduos que trabalham em comércios que exigem esse cuidado podem aderir ao yoga para adquirirem habilidades e melhorarem a sua concentração.

Além disso, a atividade contribui para que a autoestima seja melhorada, toda prática esportiva causa isso, deste modo,  com o corpo em postura adequada, o praticante percebe que o seu corpo passa por mudanças. 

Apenas de se olhar no espelho é possível notar as diferenças e perceber benefícios que também podem ser conquistados com treino funcional de alta intensidade, isso ajuda para que a pessoa persista na atividade e tenha força de vontade para continuar. 

Já existem diversas pesquisas que comprovam que o ser humano precisa se exercitar de alguma forma para ter qualidade de vida, desse modo, apesar da atividade não ser de alto impacto ou ter exercícios densos, ela colabora para o fim do sedentarismo. 

Ao aderir a prática somente por estar movimentando o corpo, o indivíduo deixa de ser ocioso, abandonando o sedentarismo e tendo um estilo de vida mais saudável que contribui para o bem-estar do corpo e da mente. 

Por fim, com as posições que são feitas nas aulas, o indivíduo consegue ter uma postura adequada, já que grande parte das posições trabalham o alinhamento da coluna. Assim, para aqueles que têm isso como um problema frequente, ao praticar o yoga, não precisarão do seu médico ao domicílio com tanta frequência. 

Sendo assim, a prática é ótima para pessoas que desejam melhorar a qualidade de vida, incluindo uma atividade física em sua rotina diária. Além disso, há a possibilidade de se exercitar e ainda trabalhar a mente. 

Quais os benefícios do yoga?

A prática com frequência dessas atividades pode trazer inúmeros benefícios aos praticantes, tanto para corpo como para a mente, essa é uma das razões para o número de praticantes aumentar. Confira algumas vantagens.

Controle da Ansiedade

Com a correria da rotina, os compromissos e todos os afazeres é comum que as pessoas fiquem ansiosas, as preocupações do dia a dia contribuem para isso. Sendo assim, o yoga colabora para que isso seja diminuído. 

Durante a aula, é preciso que o aluno se concentre e deixe de pensar nos problemas, na lista de compras, nas contas para pagar, no folheto a3 que precisa desenvolver em sua empresa e em todas as outras tarefas. 

Para fazer a aula, ele precisa estar conectado consigo mesmo e estar ali presente de corpo e mente. Assim, como consequência é preciso controlar a ansiedade, e as aulas promovem momentos de relaxamento e tranquilidade. 

Desse modo, com os exercícios de respiração, o aluno aprende maneiras que funcionam para se concentrar e diminuir a sua ansiedade. Assim, pode aplicar em outras áreas da sua vida e se tornar menos ansioso. 

Prevenção de doenças

Muitas pessoas praticam atividades por conta de algum problema de saúde ou para unir a prática junto com o seu plano alimentar para emagrecer. E o exercício pode ajudar na prevenção e no tratamento de doenças. 

Se a pessoa está com algum problema e precisa incluir na rotina uma prática esportiva, dependendo do caso, o yoga pode ser uma alternativa. Agora se o indivíduo pensa no futuro e quer evitar o surgimento de doenças e dores, o yoga é a prática certa. 

Ele ajuda a evitar as doenças do coração, isso porque o estresse é uma das principais causas para o desenvolvimento de doenças nesse órgão. Assim, com a meditação, o estresse é reduzido e se previne o surgimento dessas doenças. 

Ajuda no sono

Um corpo que se exercita e é estimulado com frequência proporciona ao indivíduo noites de sono mais agradáveis. A liberação de hormônios feitos por conta da prática ajudam no descanso. 

Além disso, para que o dono de uma empresa de crachá de identificação descanse, ele precisa que a sua mente não fique perturbada com preocupações. E o yoga ensina como ter o equilíbrio da mente, o que ajuda também no sono. 

Diminui o estresse

Já dissemos que esse sentimento é o grande responsável pelo surgimento de algumas doenças, no entanto, ele também prejudica as pessoas no dia a dia, trazendo junto consigo sentimentos de raiva e frustração.

 O yoga trabalha isso em suas aulas, permitindo que o aluno tenha mais controle sobre a sua mente e consiga lidar com esses sentimentos até eliminá-los. 

Ajuda na flexibilidade e força

Ter uma rotina sedentária traz algumas limitações para um indivíduo que não é flexível, por exemplo. Assim, com a prática o aluno trabalha os seus músculos, que ganham elasticidade e força. 

No início será difícil conseguir fazer as posições, mas com persistência o aluno conseguirá fazer todas elas. Além disso, quanto mais avançado, mais o aluno consegue corrigir a sua postura e evitar problemas como dor nas costas. 

Além disso, ele perceberá isso também em sua rotina, já que algumas atividades serão mais fáceis de fazer. Instalar placas informativas personalizadas, por exemplo, será mais fácil se ele tiver elasticidade no corpo. 

Autoconhecimento

Para conseguir o equilíbrio, o aluno deverá fazer muitas aulas, isso porque junto com o equilíbrio vem o conhecimento sobre si mesmo. 

O yoga ajuda o indivíduo a se conhecer melhor, descobrindo maneiras de se relacionar consigo e com o mundo. Além de entender os seus limites, o que faz bem, além de ajudar a lidar com alguns sentimentos. 

Assim, o funcionário de uma empresa de banner informativo que pratica a atividade será mais equilibrado e conhecerá mais os seus limites, podendo desempenhar as suas funções de maneira mais assertiva, sabendo lidar com os indivíduos ao seu redor. 

O que você precisa para começar

Se você optar por começar a praticar yoga, será necessário que providencie alguns materiais para que o seu corpo não seja prejudicado, além de evitar que sejam contraídas doenças por conta da má postura.

  1. Tapete

O famoso tapete que é visto em imagens é usado para que a pessoa tenha um lugar de apoio para realizar as posições, ele evita que a pessoa faça as atividades no chão direto, evitando as dores. 

Algumas escolas até fornecem esse material para os alunos, mas o ideal é que cada um tenha o seu, além de ser mais higiênico, pois só uma pessoa vai usar. 

Almofadas

Tenham algumas almofadas para a realização de algumas posturas, pois elas evitam que algumas partes do corpo sejam comprimidas no chão. Se preferir, tenha algum dos modelos ovais para fazer a meditação, que permitem que os calcanhares fiquem confortáveis. 

Roupas de esporte

Pensando que serão feitas diversas posições durante a prática, é fundamental que o aluno tenha roupas confortáveis que permitam a realização de todos os movimentos.

Conclusão

Considerando todos os pontos aqui apresentados, o yoga traz grandes benefícios para os praticantes, que unem exercícios físicos com o equilíbrio da mente, possibilitando mais domínio sobre os seus sentimentos e se conhecendo melhor. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Escreva um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

9 benefícios dos Coworkings para o bem-estar e o bem profissional

Os escritórios de coworking oferecem uma grande variedade de vantagens para quem começa sozinho, incluindo oportunidades …

Atendimento fisioterapêutico online: como realizá-lo da melhor forma

Existem diversas maneiras de conseguir aprimorar um negócio e graças às evoluções tecnológicas umas das áreas que …

Software de gestão: como pode auxiliar na organização de sua clínica

Vivemos a época da conexão 5G, da Internet das Coisas e dos smartphones, que podem trazer praticamente o mundo todo nas …