Dicas de Fisioterapia para Pacientes e Fisioterapeutas

Leia nossos artigos. Melhore o seu estilo de vida agora!

Função da fisioterapia para o tratamento de disfunção da ATM

O corpo humano é composto por muitos músculos e ligamentos, sendo que um dos mais complexos e importantes é conhecido por ATM – Articulação Temporomandibular. Basicamente, a articulação liga o maxilar ao crânio e, por ser muito usada até em práticas prejudiciais, a disfunção da ATM pode surgir.

Também conhecida pela sigla DTM, a disfunção da Articulação Temporomandibular é quando essa região passa por problemas que atrapalham tratamentos em curso, como o aparelho ortodôntico, e que geram incômodos e dores diversas.

No presente artigo abordaremos sobre o que é a ATM com mais detalhes e quais tratamentos podem ser buscados para aliviar a dor causada pelas disfunções.

O que é a ATM?

Como mencionado anteriormente, a ATM é a sigla utilizada para especificar a região do corpo chamada de Articulação Temporomandibular. 

Ela fica localizada na base do crânio, posicionada à frente da estrutura da orelha e permite a ligação da mandíbula e do maxilar superior.

Essa articulação possui uma estrutura diferenciada, pois a mandíbula se encaixa em uma reentrância do crânio com uma estrutura em disco situado entre o osso da mandíbula e do crânio, o disco articular.

A articulação é unida por ligamentos de diferentes partes da cabeça e do pescoço, sustentando a mandíbula e permitindo movimentos usados na fala e mastigação, por exemplo. 

Na prática, a articulação temporomandibular tem um funcionamento bastante simples, com dois comportamentos principais. 

O primeiro movimento é a dobradiça, que permite a boca abrir e fechar, como uma porta comum.

O segundo tipo, por sua vez, faz um movimento de deslizamento conhecido como translação, o que faz com que a haja o deslocamento para trás e frente, de um lado para o outro e permite ações como:

  • Cantar;
  • Falar;
  • Bocejar;
  • Comer.

Como qualquer outro tipo de articulação no corpo, a ATM pode sofrer disfunções e desgastes, trazendo dor para as pessoas. Além disso, a inflamação pode limitar os movimentos da mandíbula, o que faz com que a dor irradie pela cabeça e pescoço.

 

A ATM pode ter origem nos dentes e não somente na articulação em si, principalmente em quem sofre de bruxismo.

Isso porque o bruxismo consiste no hábito de ranger os dentes de forma inconsciente, o que causa atrito e força a articulação.

Diversidade de tratamentos

Por ter origens distintas, a DTM pode demandar tratamentos diversos e, por esse motivo, um profissional deve ser sempre consultado.

Para se ter uma ideia, em alguns casos é preciso fazer cirurgia para corrigir os problemas causados por uma DTM, como no caso da mordida alterada – que pode interferir na estrutura e resistência dental. 

Nesse sentido, procedimentos cirúrgicos (como um tratamento de canal, que é um dos mais conhecidos na área odontológica) para alívio da dor de dente podem ser indicados, bem como outros recursos de igual ou menor invasão.

Tal procedimento é feito por um médico-cirurgião bucomaxilofacial. Porém, há outros tratamentos que são eficazes para dores da ATM, sendo uma das mais importantes a fisioterapia.

A fisioterapia tem mostrado importantes resultados para quem sofre com alguma disfunção na ATM e no tópico abaixo abordaremos com mais detalhes sobre esse tratamento.

Fisioterapia para tratar a ATM

A ATM apresenta muitos sintomas e, ao senti-los, é possível buscar um médico que poderá entregar um diagnóstico mais acertado.

Alguns dos sintomas que podem apontar uma DTM (disfunção temporomandibular) são:

  • Desgaste de algum dente ou do implante dentário;
  • Dor ao bocejar ou durante a mastigação;
  • Flacidez dos músculos da mandíbula;
  • Dores de cabeça e no ouvido de modo frequente.

Desse modo, assim que for identificada a patologia e as possíveis causas, o médico pode indicar o tratamento mais indicado. Inclusive é possível ocorrer o acompanhamento com um fisioterapeuta especializado na região da ATM.

Com isso será possível identificar se há alteração na articulação e traçar um plano de conduta e tratamento mais específicos.

Há três fases principais para o tratamento da ATM por meio da fisioterapia, conheça-as melhor nos tópicos a seguir.

  1. Primeira fase

A primeira fase da fisioterapia na ATM consiste no relaxamento das musculaturas orofacial e cervical, além de toda a musculatura intraoral.

Em seguida, são realizadas mobilizações manuais, para que haja o alívio da dor. Já se uma inflamação for identificada, o controle dos processos inflamatórios também poderá ser feito.

  1. Segunda fase

Há uma eletroestimulação mastigatória, feita de forma seletiva e acompanhada de mobilização da articulação temporomandibular e da coluna cervical.

Nessa etapa também são realizados exercícios posturais.

  1. Terceira fase

A última fase consiste na ativação da musculatura mastigatória e da musculatura profunda da coluna cervical, realizando o reposicionamento mandibular.

Nos intervalos das sessões o fisioterapeuta pode encaminhar alguns exercícios que podem ser feitos em casa, como o treinamento de abrir e fechar a boca, falar em câmera lenta e bocejar, promovendo o alongamento natural.

O trabalho da fisioterapia com dentistas (que lidam com procedimentos de extração de dente até os estéticos), ortodontistas e ortopedistas, ajuda no relaxamento dos músculos e das articulações mandibulares, diminuindo as dores causadas pelas disfunções na ATM.

Desse modo, o atendimento multidisciplinar se mostra uma forma interessante de tratar a DTM, já que há um acompanhamento mais claro entre os profissionais e há a facilitação no encaminhamento em caso de haver a necessidade de realizar a cirurgia.

Escreva um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Estamos em um bom momento para financiar imóveis?

Com juros reduzidos, o cenário para começar um financiamento é animador em 2021.   A crise sanitária trouxe instabilidade …

5 dicas para decorar o escritório

Organização e iluminação do ambiente são alguns dos aspectos que precisam ser considerados.   Home office ou escritório …

Como exercícios físicos podem te ajudar no seu período menstrual

Atividades físicas contribuem positivamente para o alívio das tensões menstruais.   Ainda que não possuam nenhuma …