Dicas de Fisioterapia para Pacientes e Fisioterapeutas

Leia nossos artigos. Melhore o seu estilo de vida agora!

Saiba quais são os feriados do ano e planeje suas viagens

Nem todas as datas comemorativas são consideradas feriados nacionais. Desse modo, veja, de antemão, quais serão as datas mais propícias para viajar em 2021.

Após trabalhar tanto, nada melhor que poder contar com um feriado prolongado para descansar um pouco, tanto o corpo quanto a mente, não é mesmo?

No dia 30 de dezembro de 2020, no Diário Oficial da União, o Ministério da Economia divulgou o calendário com os feriados nacionais e os pontos facultativos deste ano.

Saber quais são as datas que possibilitam o descanso prolongado é bom para poder organizar-se. Dessa forma, dá para adiantar a compra da passagem de ônibus, reservar a hospedagem e preparar as malas com bastante calma.

Se o seu objetivo é aproveitar 2021 para conhecer novos lugares, viajar e viver intensamente, então, a seguir, confira quais são as datas oficiais em que você poderá fazer isso.

Datas regionais

Além do calendário de feriados e pontos facultativos federais, que são comuns a todos os estados, há as folgas regionais.

No dia 25 de janeiro, uma segunda-feira, por exemplo, comemora-se o aniversário da cidade de São Paulo, portanto, é feriado para quem vive ou trabalha no município.

O mesmo ocorre em 9 de julho, quando é celebrada a Revolução Constitucionalista de 1932: feriado em todo o estado de São Paulo. Como a data cai em uma sexta-feira, haverá um dia a mais de descanso ao trabalhador.

Feriados nacionais

Seguindo o que foi divulgado no Diário Oficial da União, os feriados nacionais de 2021 são:

  • 1º de janeiro: Confraternização Universal (sexta-feira);
  • 2 de abril: Paixão de Cristo (sexta-feira);
  • 21 de abril: Tiradentes (quarta-feira);
  • 1º de maio: Dia Mundial do Trabalho (sábado);
  • 7 de setembro: Independência do Brasil (terça-feira);
  • 12 de outubro: Nossa Senhora Aparecida (terça-feira);
  • 2 de novembro: Finados (terça-feira);
  • 15 de novembro: Proclamação da República (segunda-feira),
  • 25 de dezembro: Natal (sábado).

Pontos facultativos

Na administração federal, são considerados pontos facultativos as seguintes datas:

  • 15 e 16 de fevereiro: Carnaval (segunda e terça-feira);
  • 17 de fevereiro: Cinzas (quarta-feira, até as 14 horas);
  • 3 de junho: Corpus Christi (quinta-feira);
  • 28 de outubro: Dia do Servidor Público (quinta-feira);
  • 24 de dezembro: véspera de Natal (sexta-feira, após às 14 horas),
  • 31 de dezembro: véspera de ano novo (sexta-feira, após às 14 horas).

Observações importantes

O Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, é ponto facultativo em algumas cidades e feriado em outras. Em 2020, a data chegou a ser antecipada para maio, a fim de evitar que as pessoas saíssem de casa.

Este ano, ainda não há uma definição sobre a antecipação de feriados ou pontos facultativos por nenhuma instituição oficial, como governos, municípios ou federação.

O que se sabe é que muitos estados, como Rio de Janeiro e Bahia, cancelaram as festividades de Carnaval, que são bastante populares, para reduzir as chances de aglomerações.

Muitas empresas têm comunicado seus empregados sobre a possibilidade de trabalharem na data, uma vez que o Carnaval é um ponto facultativo.

Planejamento

Ao saber quais são os feriados oficiais do ano que terão a possibilidade de ponte, você pode se antecipar e programar as suas viagens. Lembre-se de que a maioria das pessoas também fará isso, então quanto antes você comprar passagem, reservar hotel e agendar passeios, melhor.

Também é essencial lembrar de que poderá haver aglomeração em alguns destinos, então avalie se realmente vale a pena arriscar ir para locais muito disputados. As medidas de segurança, como uso de máscara e álcool gel, aferição de temperatura e distanciamento social, são obrigatórias em quase todo o país, mesmo durante as viagens.

Escreva um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

9 benefícios dos Coworkings para o bem-estar e o bem profissional

Os escritórios de coworking oferecem uma grande variedade de vantagens para quem começa sozinho, incluindo oportunidades …

Atendimento fisioterapêutico online: como realizá-lo da melhor forma

Existem diversas maneiras de conseguir aprimorar um negócio e graças às evoluções tecnológicas umas das áreas que …

Software de gestão: como pode auxiliar na organização de sua clínica

Vivemos a época da conexão 5G, da Internet das Coisas e dos smartphones, que podem trazer praticamente o mundo todo nas …