Blog

Dozen of articles. Improve your lifestyle now!

Quais são as diferenças entre bebida destilada e fermentada?

Forma de preparo, teor alcoólico e sabor — entenda o que diferencia as bebidas alcoólicas.

Presente nas festas, no happy hour e nos momentos de descontração, as bebidas alcoólicas devem ser consumidas com moderação, apenas por pessoas acima de 18 anos. Vinho, cachaça, vodka, cerveja, gin e whisky são apenas alguns nomes que fazem parte do cardápio de drinks que, certamente, já preencheram o copo ou a taça de muita gente em bares e restaurantes.

Com concentração de álcool variada, essas bebidas são feitas com ingredientes diferentes, como malte, uva, batata e outros, por processos de fermentação ou destilação. Na prática, você sabe o que isso indica e o que os diferenciam? Continue a leitura porque, a seguir, explicamos direitinho como seu drink preferido é fabricado.

Fermentados

Para que uma bebida possa transformar açúcares em álcool, é preciso que ela passe pelo processo de fermentação. Geralmente, leveduras são usadas para acelerar o método. Esses micro-organismos consomem o açúcar do líquido-base (suco de uva, bagaceira de cana, mosto de cevada, etc) e expelem álcool.

Alguns exemplos de bebidas fermentadas:

  • cerveja;
  • champanhe;
  • sidra;
  • vinho,
  • saquê.

Destilados

Após ser fermentada, a bebida pode passar pelo processo de destilação, uma espécie de filtragem ou purificação. O álcool obtido por essa tática é aquecido até vaporizar. Ao condensar, o vapor transforma-se na bebida destilada.

São exemplos de bebidas destiladas:

  • whisky;
  • conhaque;
  • cachaça,
  • vodk

Diferenças

A principal variação entre as bebidas fermentadas e destiladas está no teor alcoólico. Por conta do processo de destilação, que evapora a água, as segundas tendem a ser muito mais alcoólicas que as primeiras.

Uma boa comparação está na cerveja e no whisky, que são feitos com a mesma matéria-prima: o malte de cevada. Enquanto a primeira passa pela fermentação, na sequência, já é pasteurizada e servida, tem teor alcoólico que pode variar de 4% a 20%, dependendo do tipo de malte e da técnica de produção.

Se o malte fermentado for fervido e destilado, torna-se whisky, podendo chegar à graduação de 70% de álcool, uma vez que a água é evaporada e o álcool torna-se cada vez mais concentrado.

Outro ponto importante é que os destilados também são mais calóricos que os fermentados — se consumidos com moderação, esses últimos podem até fazer bem para a saúde.

Cerveja e vinho são ricos em antioxidantes e vitamina B, podendo contribuir para a saúde cardíaca e cutânea, se forem ingeridos regularmente e em pequenas doses — “a dose faz o veneno”, diria Hipócrates, pai da Medicina.

Ressaca

Tem gente que acredita que não pode misturar bebidas destiladas e fermentadas numa mesma noite, sem correr o risco de acabar bêbado. A verdade é que não importa a mistura, mas, sim, a quantidade de álcool ingerida, sendo que a resistência a esse ingrediente é algo bastante subjetivo e individual.

Para quem não quer sofrer com a ressaca no dia seguinte, a dica é moderar no consumo, forrar o estômago antes de começar a beber e caprichar na hidratação. Intercalar uma taça daquele drink alcoólico com um copo de água pode fazer toda a diferença no dia seguinte, mesmo que você tenha que passar parte da noite no banheiro.

Dieta

Quem precisa cuidar do peso sabe que bebida alcoólica não combina com dieta — mesmo que se use a desculpa de que cerveja é diurética ou vinho tem antioxidantes.

Altamente calóricas, essas bebidas, fermentadas ou destiladas, tendem a ser consumidas com petiscos e alimentos gordurosos, favorecendo o ganho de peso.  Sem contar que elas atrapalham o discernimento, e a pessoa acaba comendo mais sem perceber também.

Write a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Quais instituições oferecem empréstimo pessoal para negativados?

A facilidade do meio virtual aumentou o número de empresas que fazem empréstimos online; veja quais delas também trabalham …

O que é e como funciona o leasing?

Modalidade é opção a mais para quem quer usufruir de um bem sem se endividar.   O leasing é uma modalidade …

8 ‌exercícios‌ ‌para‌ ‌fazer‌ ‌diariamente‌ ‌durante‌ ‌o‌ ‌seu‌ ‌tempo‌ ‌de‌ ‌trabalho‌

O tempo para a academia está escasso, mas é possível incluir exercícios no trabalho, durante o expediente e sem atrapalhar …