Blog

Dozen of articles. Improve your lifestyle now!

Por que os brinquedos são tão importantes para a saúde dos gatos?

Distração evita que animais fiquem ansiosos e estressados. Além disso, os acessórios estimulam o pet a se mexer, prevenindo várias doenças.

Você já percebeu que, para o seu gato, uma simples sacola, caixa ou bolinha de papel já servem como brinquedos? Isso pode ser ele te mostrando que precisa de estímulos para colocar alguns instintos em prática, mantendo a saúde física e mental.

Assim como nós, os animais devem exercitar-se regularmente. Interagir com o seu gato é um bom jeito de incentivar esse hábito, outro é enriquecer o ambiente com brinquedos, como arranhadores ou uma toca de gatos.

Felizmente, é possível encontrar uma grande variedade de brinquedos no mercado, pensados por especialistas em comportamento felino, para todos os tipos de estímulos que são bem-vindos para o animal.

Seguindo os instintos

Apesar de serem tranquilos e passarem cerca de 60% do dia dormindo, os gatos são felinos acostumados a caçar e fugir de predadores, por isso, contam com instintos aguçados. Eles precisam gastar toda essa energia, então é importante estimulá-los para que se mantenham física e mentalmente ativos.

Acessórios e brincadeiras que simulam caçadas, como bichinhos que se movem com rodinhas, podem fazer muito bem para o seu bichano. Alguns jogos que o façam usar o cérebro, como os lasers, que o fazem seguir a luz ou ter que se esforçar para conseguir alimento, também podem ser legais.

Mantendo a saúde

É comum que os animais domésticos fiquem obesos, especialmente os gatos castrados que vivem em espaços pequenos, como apartamentos. Esse é um problema sério que compromete a qualidade de vida dos animais, sendo fator de risco para várias doenças, como a diabetes.

Cuidar da alimentação é fundamental, mas os exercícios físicos também fazem parte de uma rotina saudável para os gatos. Além de proporcionar um maior bem-estar, o hábito evita que os felinos fiquem ansiosos e estressados, o que não é raro quando eles estão com a energia acumulada do instinto.

Vários estudos mostram que gatos moradores de ambientes ricos em estímulos vivem mais, ficam menos agressivos e até usam melhor a caixinha de areia.

Escolhendo os acessórios

Cada tipo de brinquedo cumpre uma função no entretenimento e no divertimento dos gatos domésticos, então como escolher o melhor? O ideal é ter uma variedade, por terem objetivos diferentes. Além disso, os gatos podem cansar-se assim que o objeto não for mais novidade.

No entanto, uma dica é guardar o brinquedo por uns dias e, depois, apresentá-lo novamente ao animal, como se fosse a primeira vez. Em muitos casos, esse truque funciona! Conheça, abaixo, alguns dos acessórios mais populares entre os bichanos.

Arranhadores

Os arranhadores são importantes para que o animal exercite os músculos, melhorando sua percepção visual e tática, além de seguir o instinto de afiar as unhas. Eles evitam que o pet faça isso nos móveis da sua casa, portanto, seu sofá agradece.

Peteca

A peteca é um dos brinquedos mais baratos, mas faz muito sucesso com os felinos. Trata-se de uma bolinha com pena na ponta, um adicional que também estimula visualmente o seu gato. Os filhotes podem passar horas correndo atrás de uma peteca, o que é ótimo para estimulá-los a se mexer.

Varinha

Este é um brinquedo para as horas de interação com o seu amigo, já que a ideia é que o tutor manuseie a varinha para que o gato tente pegar o que está na ponta. Dá para fazer a sua em casa, mas há opções divertidas e resistentes à venda.

Toca

Na natureza, os gatos escondem-se dos predadores e gostam de camuflar-se durante as caçadas. Por isso as tocas, os túneis e outros brinquedos do tipo são muito interessantes para os felinos, que se sentem numa aventura. Isso sem falar que eles podem usar o brinquedo quando quiserem um pouco de privacidade.

Write a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

4 dicas de marketing digital para área da saúde

A internet simplesmente mudou o estilo de vida, no pessoal e profissional, um dos efeitos disso é a força de frentes como …

4 benefícios de obter um plano de saúde

Se tem algo que todo adulto responsável sabe é que cuidar da própria saúde é uma coisa que em algum momento da vida …

Nutricionista esportivo: para que serve e sua importância

O interesse do brasileiro por esportes é algo conhecido há bastante tempo, já tendo se tornado um fator propriamente cultural, …