Blog

Dozen of articles. Improve your lifestyle now!

Como organizar-se financeiramente e redecorar sua casa?

Planejar-se para fazer as compras e pesquisar pelos melhores preços são fundamentais.

A decoração de uma casa é um aspecto importante para que você fique mais confortável em seu lar. Afinal, além de ser um local bastante útil para facilitar o seu dia a dia, é por meio dela que você pode transmitir quem é.

Para quem está de olho em trocar o guarda-roupa ou deseja uma nova mesa de jantar, é necessário cuidado para não comprometer as finanças da casa. Abaixo, conheça algumas dicas de como planejar-se adequadamente para que você possa redecorar sua casa de forma apropriada.

Reveja suas finanças

O primeiro passo é justamente organizar-se financeiramente para que você possa comprar móveis novos de maneira segura, sem se endividar. Para isso, é necessário que você analise suas finanças, vendo o que pode fazer para economizar e ter dinheiro para esse investimento futuro. Portanto, ponha no papel qual é a sua renda familiar mensal. Também anote as suas despesas, observando aquelas que podem ser cortadas.

Não é o caso de gastos fundamentais, como contas de água, luz, internet, condomínio e supermercado, mas aqueles custos que são supérfluos: compras desnecessárias de itens que você não irá utilizar de imediato ou que vão além de suas necessidades. Para economizar, sempre reflita sobre a real necessidade de efetuar aquela compra, analisando se você não pode deixá-la para outro momento.

Planeje suas compras

Além de reorganizar-se financeiramente, é importante que você planeje o que irá comprar. Dessa forma, você não corre o risco de fazer compras imprudentes ou sem necessidade, que apenas irão consumir uma parcela do que você separou, fazendo com que você abra mão de um item que necessita mais.

Portanto, faça uma lista dos itens que você pretende comprar, em ordem de prioridade. Ao montá-la, já pense em alternativas para os principais produtos, uma vez que há o risco de você não encontrá-los disponíveis ou com um bom preço.

Essa lista é vantajosa não apenas para que você mantenha o foco naquilo que importa, mas também para que possa começar a pesquisar os preços. Não tenha pressa nessa hora: compare os valores em diferentes lojas e sites, veja quais são as condições de pagamento e, caso se trate de uma compra pela internet, lembre-se de considerar o valor do frete.

Caso as suas compras sejam parceladas, tenha em mente que essa será uma despesa presente no seu orçamento pelos próximos meses. Então, verifique se isso não vai coincidir com outros custos no futuro, como o pagamento de impostos, a exemplo do IPTU e do IPVA.

Conheça o histórico das lojas

Durante esse período de pesquisa, também é importante que você procure saber o histórico das lojas em que planeja fazer as suas compras. Caso contrário, você apenas irá desperdiçar o seu dinheiro em um item de baixa qualidade ou, no pior cenário, cair em algum golpe.

Assim, é fundamental que você pesquise os antecedentes das lojas. Na internet, consulte qual é o Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) da empresa, uma informação que legitima as operações dela. Anote os telefones de contato que são disponibilizados pelo site, caso você enfrente algum problema.

Também é uma boa recomendação procurar a opinião dos consumidores sobre determinada loja. Na internet, verifique se há reclamações sobre o produto, seja sobre a qualidade ou o serviço, como demora na entrega. Aproveite para ver se existem reclamações contra a empresa no Procon.

Tenha um teto de gastos

A lista de compras já irá ajudá-lo bastante no direcionamento do que comprar. Porém, outra medida importante que você deve tomar para não se comprometer financeiramente é estabelecer um teto de gastos. Com isso em mente, fica mais difícil ser tentado por promoções e acabar comprando o que não precisa.

Se você observar que irá ultrapassar esse limite imposto, atenha-se à lista de prioridades que estabeleceu. Caso algum item precise ser cortado, não tem problema: é mais vantajoso fazer essa compra em outro momento, quando você estiver financeiramente confortável.

Write a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

4 dicas de marketing digital para área da saúde

A internet simplesmente mudou o estilo de vida, no pessoal e profissional, um dos efeitos disso é a força de frentes como …

4 benefícios de obter um plano de saúde

Se tem algo que todo adulto responsável sabe é que cuidar da própria saúde é uma coisa que em algum momento da vida …

Nutricionista esportivo: para que serve e sua importância

O interesse do brasileiro por esportes é algo conhecido há bastante tempo, já tendo se tornado um fator propriamente cultural, …