Blog

Dozen of articles. Improve your lifestyle now!

Como adaptar seu estilo ao dia a dia no trabalho

Gravatas coloridas, meias estampadas e outros acessórios são bons aliados. Veja dicas práticas para deixar o visual de trabalho mais interessante e personalizado.

As empresas costumam ter códigos de vestimenta para orientar o tipo de roupa que os colaboradores devem usar no dia a dia de trabalho. Entretanto, muitas pessoas sentem que não conseguem expressar sua personalidade ao usar determinadas peças.

Por isso, é comum buscar maneiras de tornar o visual de trabalho mais coerente com a própria personalidade. Isso pode ser feito de diversas formas, como optar por uma bermuda social ou uma camisa com mangas curtas, por exemplo.

Entretanto, essa tarefa não é simples, e alguns fatores devem ser levados em consideração. A seguir, confira um passo a passo que vai ajudar a levar o seu estilo para o ambiente de trabalho, sem que seja necessário abrir mão da credibilidade.

1. Conheça o dress code da empresa

O primeiro passo é saber qual é o dress code solicitado pela empresa. Em alguns locais, essa informação é fornecida no momento da contratação, mas também é possível perguntar quais são as roupas indicadas para aquele ambiente de trabalho ao seu superior ou ao RH. Além disso, você pode observar como os outros se vestem e seguir a mesma linha.

Portanto, conhecer o código de vestimenta é fundamental para saber como adaptá-lo e torná-lo mais coerente com o seu estilo pessoal. Uma agência de marketing, por exemplo, permite visuais mais despojados, com itens como camisetas e shorts. Por outro lado, uma multinacional possui regras mais rígidas, sendo comum o uso de roupas formais.

2. Lembre de passar credibilidade

Roupa e credibilidade estão diretamente ligados. Não é certo julgar alguém pela vestimenta, mas esse comportamento ainda é muito comum no Brasil. Um grande exemplo disso são os jornalistas que usam camisetas ou tênis em rede nacional e são julgados pelo público por causa da escolha das peças.

Então, avalie o seu ambiente de trabalho e as pessoas com quem você se relaciona no dia a dia. Se você está em contato constante com superiores ou clientes que exigem uma postura formal, talvez não seja possível abrir mão da calça e da camisa social, por exemplo.

Entretanto, se o seu ambiente de trabalho permite um visual despojado, comece a mudança aos poucos. Troque a calça social por uma de sarja e mantenha a camisa social, para que o impacto seja menor. Além disso, é possível abandonar a gravata e os sapatos sociais, dando espaço para peças mais confortáveis e estilosas.

3. Use os acessórios como aliados

Em boa parte dos casos, não é possível fazer mudanças drásticas no visual, sendo necessário manter as peças sociais no dia a dia de trabalho. Entretanto, ainda há espaço para ousar nos acessórios e tornar a composição mais personalizada.

Se não for possível evitar a gravata, você pode optar por peças com estampas que saem do comum ou cores mais vibrantes, por exemplo. Os sapatos sociais e o cinto de tons mais claros de marrom também são uma possibilidade, ajudando a sair das opções muito sóbrias e formais.

Além disso, vale lembrar que as meias coloridas estão fazendo sucesso no visual casual. Elas ajudam a quebrar a seriedade das calças sociais e dos sapatos, sendo uma excelente opção para os locais de trabalho que permitem esse tipo de variação.

4. Aposte na repetição

Todo mundo conhece o visual adotado por Steve Jobs para trabalhar: camisa preta de gola alta, calça jeans e tênis. Com o exemplo dele, é possível perceber que, para criar o seu estilo no ambiente de trabalho e deixar a sua marca, é preciso apostar na repetição.

Portanto, se a sua característica são as gravatas divertidas, tenha muitas opções no armário. O mesmo serve para meias, camisas estampadas ou coloridas e assim em diante.

Contudo, antes de repetir as composições, tenha certeza de que as mudanças que você fez foram bem aceitas entre seus colegas e superiores. Caso alguém comente de maneira negativa sobre as cores e as estampas que estão sendo usadas, vale a pena repensar a estratégia e buscar por uma solução que não prejudique sua credibilidade.

Write a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Quais instituições oferecem empréstimo pessoal para negativados?

A facilidade do meio virtual aumentou o número de empresas que fazem empréstimos online; veja quais delas também trabalham …

O que é e como funciona o leasing?

Modalidade é opção a mais para quem quer usufruir de um bem sem se endividar.   O leasing é uma modalidade …

8 ‌exercícios‌ ‌para‌ ‌fazer‌ ‌diariamente‌ ‌durante‌ ‌o‌ ‌seu‌ ‌tempo‌ ‌de‌ ‌trabalho‌

O tempo para a academia está escasso, mas é possível incluir exercícios no trabalho, durante o expediente e sem atrapalhar …