Dicas de Fisioterapia para Pacientes e Fisioterapeutas

Leia nossos artigos. Melhore o seu estilo de vida agora!

Quiropraxia: principais benefícios para seu bem estar

A quiropraxia vem ganhando cada vez mais popularidade, principalmente por conta das constantes dores musculares e nas costas que vivemos sofrendo. Hoje em dia, quase 90% da população tem alguma dor lombar, seja por má postura ou outros fatores.

Mas a boa notícia é que a quiropraxia pode ajudar muito no tratamento contra esses incômodos – e o melhor: trazer muitas vantagens para a saúde.

Por isso, o artigo de hoje vai mostrar os principais benefícios da quiropraxia para seu bem-estar. Quer conhecer mais sobre essa técnica? Então, continue a leitura!

Mas afinal de contas, o que é quiropraxia?

A quiropraxia é uma especialidade da área da saúde que tem como foco o tratamento da coluna vertebral. A prática é conhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), sendo usada para tratar problemas relacionados às articulações, músculos, ossos, tendões e ligamentos.

Ou seja, a quiropraxia atua nos distúrbios biomecânicos do corpo humano, sendo uma vertente alternativa da medicina.

Importante ressaltar que essa técnica não é a mesma do pilates solo, embora ambas atuem no tratamento da dor muscular. 

Na quiropraxia, busca-se melhorar os sintomas e distúrbios, através de orientações sobre mudanças de hábitos, reorganização da postura, realização de exercícios e, principalmente, execução de manobras precisas, que restauram as articulações do corpo.

Os tratamentos são reconhecidos pela Associação Brasileira de Quiropraxia. Inclusive, para se tornar um profissional quiropraxista, é necessário realizar cursos específicos na área, ou até mesmo uma graduação.

Antes de iniciar o acompanhamento com quiropraxista, recomenda-se realizar um check up geral da sua saúde, para avaliar se o tratamento não deve ser combinado com outras metodologias e se é aconselhável a quiropraxia.

Quando a quiropraxia surgiu?

A quiropraxia é uma prática bastante antiga, realizada há milhares de anos antes de Cristo. Alguns registros mostram que os chineses e os gregos realizavam manobras bastante similares, com foco na coluna vertebral.

Contudo, a quiropraxia tem o seu primeiro registro formal em meados de 1900, com o protagonismo de Daniel David Palmer, nos Estados Unidos.

Conta-se que o Dr. Palmer atendeu uma pessoa que alegou ter perdido a audição após ter sentido um estalo nas costas. Quando o médico manipulou a área atingida e fez exames complementares, o paciente voltou a ouvir.

Assim, Palmer passou a procurar outras similaridades e conseguiu estabelecer diversas ligações entre a saúde do organismo, com o alinhamento das vértebras.

Hoje, sabe-se que até para praticar um exercício simples na esteira para academia é necessário manter uma boa postura, como forma de evitar problemas musculares, fadiga, entre outras situações incômodas de saúde.

O que a quiropraxia trata?

O foco da quiropraxia é a coluna vertebral e o desalinhamento das vértebras, uma condição que pode ser causada por muitos fatores, como:

  • Má postura;
  • Passar muito tempo sentado ou em pé;
  • Ansiedade ou estresse;
  • Traumas;
  • Entre outros.

Além disso, alguns problemas podem estar relacionados, como dores no ciático, pelve, lombar, quadril, ombros e braços. Ou seja, há muitas condições que estão ligadas ao sistema neuro-músculo-esquelético da coluna vertebral.

A seguir, saiba quais dores são tratáveis por um quiropraxista.

Pescoço, lombar e cabeça

As dores no pescoço, lombar e na cabeça podem acometer muitas pessoas, causando grande queda na qualidade de vida, bem como na produtividade.

Mas a quiropraxia pode ser uma grande aliada no tratamento dos desconfortos, pois ela atenua consideravelmente os sintomas e, em alguns casos, pode até eliminá-los.

Recomenda-se que em conjunto com a quiropraxia, o paciente também busque mudar alguns hábitos, como adquirir uma cadeira alta para escritório, para manter a boa postura e ergonomia.

Tensões musculares

As tensões musculares são muito comuns, mas causam muitas dores e desconfortos no dia a dia. 

Com a quiropraxia, é possível aliviar esse problema, por meio do equilíbrio do organismo e técnicas de relaxamento dos músculos.

Lesões ou traumas

Pessoas que sofreram algum tipo de acidente, ou atletas com lesões também podem se beneficiar da quiropraxia. Isso porque o método é pouco invasivo e de baixo impacto, não trazendo riscos significativos aos pacientes.

Porém, recomenda-se sempre trabalhar em conjunto com outros profissionais, como os fisioterapeutas, nutricionista esportivo, entre outros.

Problemas locomotores

A quiropraxia aparece mais uma vez como uma grande aliada da fisioterapia. A prática é capaz de fortalecer a coluna vertebral e o sistema nervoso, para que os músculos sejam capazes de realizar diversos tipos de movimentos.

Aos poucos, é possível devolver a mobilidade ao paciente.

Hérnia de disco

A hérnia de disco causa bastante dor ou desconforto. Inclusive, muitas pessoas são submetidas à cirurgia para corrigir o problema.

Porém, nem sempre os pacientes desejam passar por um procedimento invasivo. Fora que há casos em que a cirurgia não é recomendada, pois o paciente pode apresentar melhoras a partir de tratamentos alternativos.

Fibromialgia

A fibromialgia é uma doença que causa dores intensas em todo o corpo, mas que infelizmente não tem cura. Sendo assim, apostar na quiropraxia é uma forma de reduzir os sintomas e melhorar a qualidade de vida.

Também vale a pena procurar exercícios físicos adaptados, como uma aula funcional em dupla, para melhores resultados.

Problemas de postura

Os problemas de postura são muito recorrentes, ainda mais com o trabalho cada vez mais intenso nos escritórios. Além disso, constantemente nos posicionamos errado em várias tarefas cotidianas.

Diante disso, a quiropraxia pode auxiliar na reeducação postural, reduzindo as dores musculares e outros problemas relacionados a esse hábito.

Quais são as principais vantagens da quiropraxia?

Como vimos, a quiropraxia pode contribuir com o tratamento de vários problemas, além de ser uma grande aliada em outros acompanhamentos.

Dependendo do seu objetivo, a técnica pode ser trabalhada em conjunto com fisioterapeutas, nutricionistas e até para complementar um plano alimentar para emagrecer.

Mas as vantagens vão muito além de amenizar as dores do corpo. Abaixo, conheça os principais benefícios da quiropraxia!

Rapidez nos resultados

Uma das grandes vantagens dessa técnica é que os resultados de tratamento são rápidos.

Importante ressaltar que o tratamento é a longo prazo, mas muitos efeitos podem ser sentidos logo após as primeiras sessões. Por isso, a quiropraxia é muito procurada para quem tem demandas urgentes.

Tratamento não invasivo e seguro

Outro benefício dessa prática é a possibilidade de ser realizada por qualquer pessoa, sem contraindicações. Ou seja, a quiropraxia é muito segura e pouco invasiva, feita apenas com as mãos e algumas ferramentas.

Inclusive, para quem quer se tornar um quiropraxista, além do curso ou graduação, outro investimento é o aluguel de espaço comercial. Quer dizer, é uma ótima opção para quem deseja abrir um negócio, mas não dispõe de grandes quantias para investir.

Alívio de dores

É comum termos dores em nosso dia a dia, mas é possível aliviá-las rapidamente com a quiropraxia. Desse modo, sua qualidade de vida irá aumentar com a ausência dos desconfortos diários.

Contribui com a saúde mental

Engana-se quem pensa que a quiropraxia está somente relacionada ao aspecto físico.

Ao contrário do que parece, o alinhamento da coluna vertebral e de outras estruturas do corpo beneficiam potencialmente a saúde mental, com o equilíbrio do corpo e mente.

Por esse motivo, a quiropraxia também é recomendada para quem sofre com o estresse, ansiedade e depressão.

Diminui os problemas articulares

Os problemas articulares e nos tendões, como a tendinite, podem reduzir a nossa produtividade, além de causar intenso desconforto.

Com a quiropraxia, é possível ter um alívio dos sintomas e, dessa forma, ter um melhor desempenho profissional e acadêmico.

Melhora a postura

Por fim, a quiropraxia também é uma grande aliada na correção dos péssimos hábitos posturais que adquirimos. Com ela, é possível entender como adotar a melhor postura para não sobrecarregar as estruturas fundamentais do corpo, especialmente os nervos.

Através de exercícios de alinhamento e fortalecimento dos pontos essenciais da coluna, é possível ter uma significativa melhora na qualidade de vida e aproveitar mais tranquilamente os momentos do dia a dia.

Conclusão

Apesar de ser uma prática muito antiga, a quiropraxia está ganhando reconhecimento recentemente, devido ao aumento das dores musculares, muitas vezes ocasionadas pelos maus hábitos de postura e o trabalho incansável nos escritórios.

Mais do que uma técnica para redução de sintomas, a quiropraxia traz diversas vantagens para o corpo e mente, contribuindo com o bem-estar de seus pacientes, aumentando a produtividade e até colaborando com o tratamento de doenças.

O artigo de hoje buscou falar um pouco mais sobre essa prática milenar e mostrar quais são os benefícios que ela pode trazer para você. Dessa forma, caso sofra com dores musculares, essa pode ser a melhor hora para procurar um quiropraxista.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Escreva um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

O que é Marketing Digital?

Digitalização das relações no mundo atual vem transformando o marketing e a propaganda.   Não é segredo que a …

8 dicas para combater espinhas e cravos

Bons hábitos de alimentação e produtos certos fazem parte da receita para ter uma pele lisa e saudável.   Você …

Por que o bairro de Campo Grande quase virou uma cidade do Rio de Janeiro?

O bairro situado na Zona Oeste carioca é antigo, passando por diferentes processos históricos e econômicos, o que motivou …