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Exercícios físicos: entenda 9 benefícios para sua saúde

Saber mais sobre os exercícios físicos e seus benefícios é muito importante para que as pessoas adotem uma rotina mais saudável. As vantagens de adquirir este hábito vão muito além de manter uma boa forma física, sendo que isso já não é segredo para ninguém. 

Basta dar uma rápida pesquisada na internet para saber o quanto nosso organismo se beneficia das atividades físicas.

Apesar disso, nem todo mundo adota algum tipo de exercício físico, e assim acaba vivendo uma vida sedentária. Um dos maiores problemas é que essas pessoas, geralmente, acreditam que a atividade física está relacionada apenas às academias.

Isso não é verdade, você não precisa frequentar uma academia para praticar exercícios, pois também pode fazê-los em casa, ao ar livre, praticar esportes e até escolher as mais diferentes modalidades hoje.

Por exemplo, andar de bicicleta todos os dias é uma maneira de se exercitar, sendo que você também pode usá-la como meio de transporte para o trabalho, escola, faculdade ou outros pontos que irá frequentar.

É uma maneira, também, de driblar aquela desculpa de não ter tempo. Então, levando em conta as necessidades do corpo humano, neste artigo, vamos explicar a importância dos exercícios físicos e seus benefícios.

A importância dos exercícios físicos

Uma rotina de atividades físicas é muito importante para trazer mais saúde e bem-estar para as pessoas. É por meio destas atividades diárias que melhoramos nossa flexibilidade, força e resistência.

Uma rotina de uma hora por dia de musculação pode, com certeza, ajudar a exercitar os músculos, mas também o cérebro, pois promove saúde e bem-estar mental.

Mesmo em vista de tamanha importância, os brasileiros continuam muito sedentários, e isso diz respeito à metade de nossa população, segundo dados da Organização Mundial da Saúde.

De acordo com dados da OMS, cerca de 47% dos brasileiros não praticam nenhuma atividade física, como caminhar em esteira para academia ou até mesmo caminhar no próprio bairro.

Esses dados são alarmantes, visto que a ausência de uma rotina de atividades físicas aumenta o risco de desenvolver doenças, como problemas no coração, câncer e diabetes.

Por outro lado, quem pratica algum exercício físico tem mais longevidade e reduz as chances de desenvolver doenças, como as que mencionamos acima, incluindo a osteoporose.

Muito além das condições físicas, uma rotina de atividade também melhora nossa capacidade mental. Ao adotar essas práticas saudáveis, temos mais capacidade de raciocínio, bem como aprimoramos nossas escolhas e melhoramos a memória.

Se você procurar um mecânico para bicicleta para consertá-la e usá-la diariamente, poderá praticar uma atividade que, assim como tantas outras, vai melhorar a qualidade do seu sono e também o seu dia a dia.

Ter uma rotina de exercícios físicos também eleva a autoestima, pois eles liberam a serotonina, um hormônio que faz com que as pessoas se sintam mais confiantes. E isso se reflete na produtividade, pois julgamos melhor nossa própria imagem.

Praticar atividades físicas também é um excelente remédio para diminuir o estresse, inclusive, trata-se de uma recomendação médica para quem está tratando distúrbios emocionais ou psicológicos.

Os exercícios físicos podem ser potencializados junto a um nutricionista esportivo, assim perder peso e conquistar a saúde dos sonhos fica ainda mais simples e rápido.

Quando fazemos isso, melhoramos nossa condição mental, o que favorece a concentração naquilo que precisamos fazer no dia a dia, inclusive no trabalho.

Agora que você já entende a importância dos exercícios físicos para a sua saúde e bem-estar, vamos mostrar os benefícios de uma rotina saudável no próximo tópico.

Os benefícios da rotina de exercícios

Ter uma rotina de exercícios físicos é fundamental para a saúde, sendo que o melhor é que sempre podemos encontrar aquele que mais nos agrada. Além da aula de pilates funcional, outros muitos procurados são:

  • Musculação;
  • Hidroginástica;
  • Esportes;
  • Caminhada;
  • Pedalar.

Existem muitas outras modalidades que você pode escolher, e todas elas vão beneficiar a sua saúde de muitas maneiras. Então, dentre os inúmeros benefícios, podemos citar:

1.    Melhora a saúde mental

Os exercícios físicos melhoram nosso humor e aliviam os sintomas de estresse, ansiedade e depressão. Eles produzem alterações que regulam partes do cérebro que sofrem com essas doenças.

Também passamos a produzir mais serotonina e noradrenalina, que combatem a depressão. Ademais, produzimos mais endorfina, que aumenta os sentimentos positivos e reduz as dores.

2.    Aumenta nossa energia

Uma rotina de práticas físicas aumenta a energia do corpo humano em pessoas saudáveis e também em quem tem algum problema de saúde, incluindo doenças progressivas, como o câncer, AIDS e esclerose múltipla.

Quem sofre com fadiga persistente também melhora sua disposição, principalmente por aumentar os níveis de energia do organismo.

3.    Melhora a saúde da pele

Quando nossas defesas antioxidantes não conseguem reparar os danos causados pelos radicais livres, temos uma incidência maior de estresse oxidativo.

É com isso que a estrutura interna é danificada, o que se reflete diretamente em nossa pele. Inclusive, praticar exercícios físicos exaustivos contribui para os danos oxidativos.

Por outro lado, a prática regular, juntamente com um plano alimentar para emagrecer, aumenta a produção de antioxidantes naturais do organismo. Com isso, protegemos as células do envelhecimento precoce.

4.    Reduz a dor

Dores crônicas debilitam as pessoas, mas uma boa rotina de exercícios físicos pode ajudar a combatê-las. Você deve estar se perguntando se isso não contradiz as recomendações antigas, de repouso total.

No entanto, estudos recentes mostraram que quem pratica atividade física regularmente alivia dores crônicas.

5.    Auxilia na perda de peso

Para emagrecer com saúde é essencial praticar atividades físicas, pois são elas que aumentam a taxa metabólica, fazendo o corpo queimar mais calorias e perder peso.

Também é importante unir os exercícios aeróbicos a outros como de resistência e musculação, pois aumentam a perda de gordura e potencializam a massa muscular.

6.    Beneficia músculos e ossos

Ir ao médico e fazer um check up geral é muito importante para averiguar o funcionamento do corpo e saber se está tudo em ordem.

Contudo, para que seus exames tenham ótimos resultados, é fundamental praticar exercícios físicos regularmente, principalmente para garantir músculos e ossos sempre fortes.

Levantar peso estimula a construção da massa muscular, principalmente se você combinar com a ingestão das proteínas adequadas.

Os exercícios físicos ajudam a liberar os hormônios que melhoram a capacidade dos músculos de absorverem os aminoácidos. Com isso, as chances de lesioná-los são muito menores.

O processo de envelhecimento faz com que o ser humano perca massa muscular, o que facilita lesões e deficiências. Mas a prática regular de atividades físicas reduz essa perda e promove mais força ao longo dos anos.

7.    Reduz o risco de doenças crônicas

Muitas pessoas desenvolvem doenças crônicas por não praticarem atividade física e por não investirem em tratamento de flacidez abdominal. Dentre as mais comuns, podemos mencionar a diabetes e a hipertensão.

Quando nos exercitamos, aumentamos nossa sensibilidade à insulina, melhoramos nossa capacidade cardiovascular e também a composição corporal.

São maneiras de regular a pressão arterial e reduzir os níveis de gordura no sangue. Com isso, mantemos nossa saúde sempre em dia.

8.    Melhora a qualidade do sono

Dormir é muito importante para o organismo humano, e uma noite mal dormida, além de elevar os níveis de estresse e deixar as pessoas mais irritadas, prejudica o funcionamento do organismo ao longo do tempo.

Quem pratica atividade física eleva os níveis de recuperação do corpo durante o sono. Também há um aumento da temperatura corporal proporcionada pelos exercícios físicos que elevam a qualidade do sono.

9.    Melhora o condicionamento físico

As atividades físicas, como treino funcional de alta intensidade, melhoram o condicionamento físico como um todo.

Elas tornam os músculos mais tonificados e desenvolvidos, o que aumenta sua força. Também beneficiam a circulação sanguínea e garantem que os tecidos receberão os nutrientes necessários.

Quem pratica atividade física também fortifica o coração, fazendo com que ele bombeie melhor o sangue. Além disso, fazer exercícios aumenta a troca de gases no pulmão, uma vez que ele recebe mais ar e com isso envia mais oxigênio para o sangue.

Conclusão

Os exercícios físicos são extremamente benéficos para o nosso corpo e poderíamos passar horas discutindo esse assunto.

Não existem prejuízos, apenas vantagens para a sua saúde, no que diz respeito ao corpo e à mente. Então, se você precisava de razões para adotar uma rotina saudável, agora tem todas elas.

É importante dizer que os exercícios físicos são ainda mais benéficos se você adotar uma alimentação saudável, leve e balanceada.

Não se trata apenas de cuidar da sua aparência, mas também de garantir que o seu corpo seja saudável e que você possa aproveitar a vida com muito mais disposição e saúde.  

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos. 

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