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5 dicas de como melhorar a postura

Cuidar do corpo e da saúde como um todo é uma necessidade de todas as pessoas, para que possam se manter mais ativas e aumentar o seu bem-estar. Mas um ponto que é constantemente esquecido é o cuidado com a postura.

Em geral, quando se vê uma pessoa tentando manter as costas sempre retas e alinhadas, pode parecer engraçado. No entanto, esse cuidado certamente vai trazer diversas vantagens para ela. 

Para entender melhor, basta verificar como você está sentado agora. Sua postura está reta ou curvada? Seu pescoço está alinhado? Essas características vão te ajudar a entender que você pode estar comprometendo a sua saúde futuramente. 

É muito comum ouvir dizer que alguém está com dor nas costas, e há vários motivos para isso. Em uma avaliação médica, certamente o paciente será encaminhado para uma atividade física, que pode ser um pilates para coluna ou mesmo para a fisioterapia. 

Tudo isso pode ser diretamente benéfico para a rotina de qualquer pessoa, que passará a desfrutar de uma maior qualidade de vida e até mesmo a ter muito mais disposição para as suas atividades diárias. 

Ao mesmo tempo, é possível evitar possíveis traumas para a coluna, que poderão ter um agravamento com o passar dos anos. 

Para isso, alguns cuidados simples que podem ser implementados no dia a dia fazem toda a diferença para a sua saúde. Quer saber quais são eles? Então, siga na leitura deste conteúdo e conheça dicas importantes sobre o tema. 

Os sinais de que há algo errado com a sua coluna

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), 80% da população mundial sente ou já sentiu dores nas costas. O problema se dá, na grande maioria dos casos, devido a erros na postura nas mais diversas situações. 

Para se ter uma ideia, existem diversos tipos de patologias que trazem esse incômodo, sendo alguns deles:

  • Hérnia de Disco;
  • Lombalgia;
  • Artrose;
  • Escoliose;
  • Osteoporose.

A hérnia de disco costuma causar, além de dor, formigamento, queimação e fraqueza nos membros. Por isso, é um quadro que depende de fisioterapia para ser tratado. Casos mais graves podem indicar a necessidade de cirurgia. 

A lombalgia é o quadro mais comum de dor nas costas, que pode trazer como consequência a dor ciática. 

Ela pode ser vista em pessoas com excesso de peso, que devem procurar por um nutricionista esportivo para encontrar uma dieta adequada, assim como por quem não toma cuidado com a postura, ou mesmo após carregar objetos pesados. 

A artrose, mesmo que seja conhecida por ser uma doença presente em pessoas com mais idade, também afeta os jovens. Pode ser causada por acidentes, excesso de atividade física ou fatores genéticos. 

O quadro de escoliose é aquele no qual há um desvio da coluna, muito comum em adolescentes e jovens de várias idades. Para o tratamento, é indispensável a correção da postura, fisioterapia, uso de coletes e, em casos mais sérios, a realização de cirurgia.

Enquanto isso, a osteoporose causa dores na coluna quando há uma fraqueza nos ossos, e é mais frequente em pessoas com mais de 50 anos. Além do acompanhamento médico, ela depende de medicação, exercícios e uma boa postura para apresentar melhoras. 

Geralmente, é com o auxílio de um check up geral, no qual se realizam exames de raio-x, que essas doenças podem ser detectadas e, com isso, encaminhadas para a forma de tratamento mais conveniente. 

A importância de corrigir a postura

Muito já se ouviu que “é melhor prevenir do que remediar”, não é verdade? Essa expressão também se aplica para quem acaba deixando de lado os cuidados com a coluna. 

Os tratamentos para diferentes problemas na região costumam ser longos e exigir um grande empenho do paciente. Além disso, seguir fielmente a recomendação médica é essencial para que se tenha maior qualidade de vida. 

Tomar medidas para manter a coluna sempre alinhada é indispensável. Por isso, não deixe de prestar atenção com frequência sobre como estão os seus ombros, a sua cabeça, o seu pescoço e as suas costas, evitando sobrecarga em qualquer uma dessas regiões. 

Cuidar da sua postura traz efeitos no curto e no longo prazo. Sendo assim, após visualizar um banner informativo com as principais ações que você pode tomar, não deixe de aplicá-las no seu cotidiano para ter maior conforto e disposição.

Como melhorar a sua postura

Há alguns cuidados que podem ser tomados no dia a dia e que visam diminuir os problemas causados pela postura inadequada, seja durante os períodos de trabalho ou mesmo de descanso. 

Assim, é importante seguir algumas dessas recomendações para diminuir a pressão causada pela falta de alinhamento das costas, conseguindo assim desfrutar de maior bem-estar no dia a dia. 

1. Tome cuidado com a postura

O primeiro e principal deles é, sem dúvida, manter a postura sempre adequada. Para quem passa grande parte do dia sentado no trabalho, o ideal é escolher uma cadeira alta para escritório, na qual seja possível manter os pés no chão. 

Além disso, é importante que a coluna esteja totalmente apoiada no encosto da cadeira, evitando que o peso corporal cause pressão nos discos presentes na estrutura do corpo. 

O importante é evitar que as costas fiquem curvadas, sendo esse o problema que interfere mais diretamente nas dores sentidas por pessoas de diferentes perfis corporais. 

2. Pratique exercícios físicos

A importância de praticar exercícios físicos já é conhecida por vários motivos. Assim, utilizar a esteira para academia, fazer musculação e alguns tipos de atividades aeróbicas não só ajuda a controlar o peso como também a manter a musculatura sempre fortalecida. 

Os alongamentos também devem fazer parte da rotina de exercícios, e podem ser feitos em diversos momentos do dia. Sendo assim, fazer pausas no trabalho para alongar o corpo é essencial para diminuir a tensão muscular e garantir que ele não fique sobrecarregado. 

Para quem tem dificuldades em ir para a academia, a sugestão é encontrar um parceiro que também precise se cuidar, aproveitando a ida ao estabelecimento para fazer uma aula funcional em dupla e poder conversar durante as diferentes etapas de exercícios. 

3. Cuide da hora do sono

O momento de dormir e descansar também possui relevância na melhoria da postura. Sendo assim, é fundamental tomar alguns cuidados para ter uma noite de sono reparadora. 

Um dos elementos mais importantes para evitar problemas nas costas é escolher a altura adequada do travesseiro. Ele deve estar devidamente alinhado com a coluna, para não forçar nenhuma das vértebras. 

Isso é importante para quem dorme de barriga para cima, de costas ou de lado. Para quem prefere esta última posição, uma sugestão prática e benéfica é posicionar um travesseiro entre os joelhos, aliviando o peso e a tensão em diferentes partes do corpo. 

O colchão também pode interferir na qualidade do sono. Por isso, não deixe de trocá-lo sempre que necessário, garantindo a firmeza da superfície ideal para as suas costas. 

4. Use cintas ou coletes

Muitas pessoas que passam por um tratamento para diminuir a dor nas costas e para cuidar de um quadro de saúde podem receber como indicação médica o uso de cintas ou de coletes que ajudam a manter a postura reta. 

Mas mesmo quem ainda não teve um diagnóstico e reconhece que esse é um cuidado necessário, pode encontrar no uso desses itens uma solução para que a sua coluna esteja sempre bem alinhada, ajudando no dia a dia. 

5. Evite carregar peso em excesso

Quem nunca teve que carregar um peso extra e depois foi surpreendido por uma intensa dor nas costas? Justamente por isso, é fundamental evitar esse tipo de situação. 

É verdade que as pessoas que fazem exercícios na academia conseguem trabalhar melhor a sua musculatura, e que por isso possuem maior capacidade de pegar peso sem sofrer lesões ou dores. 

Por isso, começar a se movimentar é essencial. Portanto, invista em atividades como uma aula de fitdance para iniciantes e vá aumentando a quantidade e a frequência aos poucos, sempre com a devida indicação de um profissional da área. 

Desse modo, você consegue trabalhar bem o seu corpo para não ter mais problemas ao carregar peso em alguma ocasião necessária. 

Considerações finais

Cuidar da postura é importante para prevenir desconfortos e dores frequentes, que podem trazer até mesmo limitações de deslocamento para diversas pessoas. 

Nesse sentido, nada mais necessário do que investir em ações preventivas, sendo a principal delas a correção da postura corporal nas mais diversas situações do cotidiano. 

Dessa forma, é possível ter maior qualidade de vida e evitar quadros de saúde que vão surgindo com o passar dos anos, e que podem ter um tratamento prolongado para serem realmente eficazes. 

Sendo assim, não deixe de seguir as dicas mencionadas neste conteúdo, e consiga desfrutar de uma rotina mais leve e livre de dores nas costas. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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