Dicas de Fisioterapia para Pacientes e Fisioterapeutas

Leia nossos artigos. Melhore o seu estilo de vida agora!

Quais suplementos usar para potencializar a fisioterapia

Quais suplementos usar para potencializar a fisioterapia?

Os suplementos têm um enorme potencial para ajudar na reabilitação do paciente. A própria Sociedade Americana de Fisioterapia recomenda aos profissionais de fisioterapia que compreendam pelo menos o básico sobre nutrição, pois, de fato, ela condiciona a saúde do paciente.

No entanto, devemos alertar que essa área ainda pertence aos nutrólogos. Ou seja, as informações deste artigo servem para apontar alguns suplementos que podem potencializar a fisioterapia, mas não é uma recomendação em si.

É importante que um acompanhamento seja feito com profissionais da área. Cada pessoa possui características específicas, seja de alimentação ou necessidade de nutrientes, e isso deve ser levado em conta.

Vamos a uma pequena lista de suplementos que podem ajudar na fisioterapia.

Suplementos multivitamínicos

Uma dieta balanceada é a chave para uma saúde de ferro. Porém, nem sempre conseguimos consumir todos os nutrientes de que precisamos. É aí que os multivitamínicos entram em ação.

Os médicos consideram os multivitamínicos como um “convênio médico” particular. A razão disso é que, ao atuar suprindo as necessidades vitamínicas de nosso organismo — principalmente as vitaminas que faltam na dieta —, todos os processos em nosso organismo funcionam certinho, impedindo o surgimento de doenças.

Já no que tange à fisioterapia, os suplementos multivitamínicos, ao consertarem os problemas de nossa alimentação, permitem uma recuperação mais rápida e eficaz.

Como ficou claro, o importante é que sua dieta seja balanceada e englobe todas as necessidades de seu corpo. Assim, por si só, o organismo vai poder reagir a qualquer problema. Isso significa impedir doenças e, claro, potencializar a fisioterapia.

Ômega-3

O ômega-3 é comprovadamente um ótimo coadjuvante para manter sua saúde. O ideal é consumir o ômega-3 encontrado em óleo de peixe, principalmente os de água profunda.

Em resumo, ele atua na prevenção de problemas cardíacos, mantém as articulações saudáveis, é um anti-inflamatório poderoso e até contribui para um fluxo sanguíneo benéfico em regiões lesionadas do corpo.

Embora também possamos encontrar ômega-3 no óleo de linhaça, o recomendado é utilizar o que provém do óleo de peixe. A razão disso está na composição que cada uma apresenta. Enquanto o óleo de peixe possui EPA e DHA, o óleo de linhaça possui apenas ALA.

Dessa forma, o óleo de peixe apresenta muito mais potencial quando o assunto é se livrar dos problemas do organismo. No entanto, o óleo de linhaça também é poderoso para manter a saúde, mas acaba ficando em segundo lugar.

Creatina

A creatina faz parte dos suplementos de uso comum para a maioria dos atletas. Aliás, ela está diretamente associada aos bodybuilder, pois é um composto que ajuda bastante no ganho de massa muscular.

No entanto, não é só disso que a creatina é capaz: alguns estudos mostraram que ela pode ajudar até mesmo pacientes com doenças neurodegenerativas. Além disso, existem vários tipos de creatina no mercado, mas a mais indicada é a monohidratada.

Um dos efeitos mais desejados da creatina é justamente o ganho de massa e força nos pacientes. Dessa forma, as seções de fisioterapia se tornam mais fáceis de serem realizadas, o que contribui muito na reabilitação da lesão.

Além disso, a redução do estresse oxidativo, somada ao aumento da performance aeróbica, fazem com que a creatina seja uma ótima aliada na recuperação do paciente.

Mesmo com tantos benefícios, é importante ficar atento aos possíveis efeitos negativos. Doses elevadas ou uso prolongado podem ser maléficos ao organismo. O recomendado é usar esse suplemento com acompanhamento médico.

Suplementos de Vitamina C

A Vitamina C é bastante conhecida pelo seu poder de espantar gripes e resfriados. Além disso, ela é facilmente encontrada em várias frutas cítricas, e a principal delas — a ponto de ser seu símbolo — é a laranja.

Embora sua atuação no sistema imune seja algo notável, ela também é benéfica em diversas outras ocasiões. Um desses benefícios é justamente sua capacidade de reparar tecidos e favorecer sua recuperação.

Além disso, ela ajuda a tornar nosso organismo bastante resistente a qualquer tipo de injúria, seja ela física ou mental. Portanto, é importante consumir regularmente essa vitamina, estando ou não fazendo fisioterapia.

Probióticos

Alguns estudos recentes apresentaram um fato bastante interessante: a saúde intestinal possui um enorme efeito sobre nosso organismo. Cerca de 80% das células imunológicas estão no intestino. Nesse sentido, é bastante recomendado adicionar probióticos em sua dieta diária.

Os suplementos probióticos, além de impedir desordens intestinais, também ajudam na produção de algumas vitaminas. Além disso, são ótimos para absorver minerais, extrair nutrientes dos alimentos e até atuar nos neurotransmissores.

Assim, seja direta ou indiretamente, os probióticos com certeza vão auxiliar na fisioterapia.

Proteínas

Por fim, temos os suplementos de proteínas como ótimos aliados na recuperação de lesões e, claro, como auxiliar da fisioterapia.

A principal atuação das proteínas é justamente tornar os músculos mais fortes e saudáveis, o que facilita a execução de exercícios. O mais recomendado são os Whey Protein Isolados devido à alta concentração de proteínas em sua composição.

Com o auxílio desses suplementos, com certeza você terá uma recuperação muito mais rápida!

Escreva um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

9 benefícios dos Coworkings para o bem-estar e o bem profissional

Os escritórios de coworking oferecem uma grande variedade de vantagens para quem começa sozinho, incluindo oportunidades …

Atendimento fisioterapêutico online: como realizá-lo da melhor forma

Existem diversas maneiras de conseguir aprimorar um negócio e graças às evoluções tecnológicas umas das áreas que …

Software de gestão: como pode auxiliar na organização de sua clínica

Vivemos a época da conexão 5G, da Internet das Coisas e dos smartphones, que podem trazer praticamente o mundo todo nas …