Dicas de Fisioterapia para Pacientes e Fisioterapeutas

Leia nossos artigos. Melhore o seu estilo de vida agora!

Homem realizando a Acupuntura

Confira 5 benefícios alcançados com o tratamento da acupuntura

A acupuntua é um tratamento milenar tradicional. Ela faz parte da medicina oriental, e sua atuação de dá de diferentes formas por todo o corpo.

O seu funcionamento ocorre através da estimulação de pontos anatômicos, os chamados “meridianos energéticos”. Estes pontos são importantes para o funcionamento do chi (sua pronuncia é “ki”), que seria uma espécie de força vital que circula por nós. O tratamento, quando devidamente aplicado, Oferece o alívio de dores e de muitas doenças, pois o enquilíbrio é então restaurado, e agora se encontra em sintonia com a natureza.

São muitas as formas que os pontos podem ser estímulados. Uma delas, e também a mais conhecida, seria atravez da inserção de agulhas na superfície da pele e por todo o corpo, na localidade dos meridianos.

Independente do tratamento ou da técnica escolhida, é certo que a acupuntura tem a capacidade de fornecer alívio a dores e muitas outras doenças. Muitos estudos apontam para este direcionamento, e é por isso que a Organuização mundial da Saúde reconheceu a acupuntura como um tratamento auxiliar aos tratamentos já conhecidos da tradição ocidental.

Introduzido ao tema, confira então os benefícios e aívios de sintomas que a acupuntura pode oferecer:

  • Emagrecimento e regulação do metabolismo:

Segundo a medicina chinesa, seria o desequilíbrio dos órgãos e de glândilas responsáveis pela fome que fazem o paciente chegar à obedidade. Os níveis hormonais e da taxa de açúcar seriam os indicadores.

Uma possível perturbação neste sistema faz o paciente sentir uma fome maior que o normal, mas o nosso sistema não está preparado para lidar com este excesso.

Mas a acupuntura veio para contornar este problema. O trataento da acupuntura veio para reguar e ajudar a reestabelecer o equilíbrio do corpo atravez da etimulação nos pontos indicados no baço e fígado. O pâncreas também pode ser estimulado, o que ocasiona a liberação da glicose e tireoide, controlando assim uma cadeia de hormônios importante.

A acupuntura também é eficaz no tratamento de rins e do órgão excretor, o que ajuda a eiminar devidamente todas as toxinas e líquidos acumuados polo nosso corpo.

  • Combate a ansiedade, estresse e depressão

O equilíbrio do corpo também pode ser conquistado com a regulagem dos hormôios do corpo. O efeito positivo dos hormônois e a sensação de bem-estar são frutos do sucesso do tratamento.

  1. Ferla, especialista na técnica em Curitiba, comenta que a técnica da acupuntura e o seu funcionamento ainda não estão completamente desvendados pela ciência, mas existem muitos estudos que apointam a acupuntura como uma técnica capaz de produzir um relaxamento profundo. Os estímulos que são causados geram uma sensação boa e tranquilizante a cada um que experimentar os seus efeitos.
  • Desconfortos e dificuldade para dormir

A insônia é um probema muito grave que afeta a toda a nossa sociedade hoje. Com as rotinas estressantes que parecem durar o tia todo, na verdade acabam por se estender até ongos períodos durante a noite.

Como o tratamento da acupuntura auxuilia o paciente a restaurar o seu equilíbrio corporal e mental, a sua sintonia com a natureza e o seu ciclo de sono normal teoricamente também deve ser restabelecido.

Pacientes com dores exaustivas e dores crônicas também serão atendidos.

  • Dores lombares e no joeho

Ao longo de toda uma vida, estima-se que 85% de toda a popuação mundial irá passar, em agum momento, por dores na coluna. O principal ponto dentre elas, seria na região lombar.

Sendo a dor nas costas as consequências muitas vezes de uma vida dotada de maus hábitos, estas dores também podem estar reacionadas a sistema múscoloesqueético. A dor musculoesquelética pode ser causada por doenças nos ossos, articulações, tendões, músculos,ligamentos ou uma combinação destes quadros clínicos.Seriam as lesões a causa mais comum de toda a dor. A dor óssea é geralmente profunda, penetrante ou surda.

  • Problemas associados ao sistema digestivo

O alívio de problemas estomacais, tais quais como vômitos e náuseas, azia e má digestão podem ser tratados por meio da acupuntura. Muitos pacientes que são encaminhados ou buscam a acupuntura já acompanham de algum quadro clínico variável. Pacientes gestantes que sofrem com dores e probemas relacionados, mas que podem ser tratados. Um outro exemplo seriam os pacientes com câncer e que são tratados com a quimioterapia. Normamente, o tratamento gera muitos efeitos colaterais, mas que podem ser em algum nível aiviados com o tratamento auxiliar da acupuntura.

Escreva um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ESPECIALISTA EM OSTEOPATIA, QUIROPRAXIA E ACUPUNTURA

Como a fisioterapia pode ajudar quem trabalha home office

Você já parou para pensar como a fisioterapia pode ajudar quem trabalhar home office? A pandemia de coronavírus fez com …

Mulher aplicando spray na perna.

Como prevenir as lesões na musculação e no esporte?

o prevenir as lesões na musculação e no esporte? Descrição: Os baques e eventuais lesões são frequentes em nossa vivência. …

Homem realizando a Acupuntura

Confira 5 benefícios alcançados com o tratamento da acupuntura

A acupuntua é um tratamento milenar tradicional. Ela faz parte da medicina oriental, e sua atuação de dá de diferentes …