
Gelol, para que serve? Quando usar?

O que você vai encontrar :
Olá pessoal!
Venho através deste trazer semanalmente informações sobre a área da saúde e bem-estar para vocês.
Em Franca tanto na área da Fisioterapia, quanto na osteopatia, quiropraxia e acupuntura tenho muitos pacientes e potenciais pacientes, e entendam isso como “atletas” de final de semana, que me queixam a respeito do uso de adesivos e sprays a base, quase sempre de cânfora para lesões e dores.
Quando usar? Para que serve? qual o melhor momento?então decidi falar sobre isso essa semana.
Bom, para entender melhor a indicação é necessário entender primeiro, o que é, certo?
Composição
Então, esse tipo de composto que associa normalmente mentol, salicilato de metila e cânfora tem o objetivo de gerar vasodilatação no local. Isso quer dizer que os vasos sanguíneos que chegam ao local a ser aplicado vão aumentar de calibre e com isso facilitar a chegada de sangue no local, ponto.
O aumento do aporte de sangue local traz consigo oxigênio e nutrientes, ao mesmo tempo, levar embora as toxinas provenientes da lesão, acelerando o processo de cicatrização.
Este produto pode ser encontrado em farmácias, farmácias de manipulação e até mesmo em supermercado.
Prós e Contras
Porém, como nem tudo são flores, o que não é noticiado na propaganda da TV é que em lesões articulares agudas, isto é, aquela lesão que esta “aquecida” pela inflamação não responde bem ao calor. Óbvio, pois o calor, nesse caso iria aumentar a inflamação local, sendo necessário, nesse caso, o uso do gelo.
Em dores musculares em que não ocorre uma inflamação significativa ou em dores mais cronificadas, isto é, dores “antigas” com mais de 3 dias, o uso desse tipo de pomada, ou spray é sim recomendada.
Recapitulando: Lesões ou traumas, pancadas, torções, pisões, caneladas, quedas usa-se gelo no momento e sprays depois de 3 dias.
Cãimbras, contraturas, estiramento (muito comuns em pernas de pau que “furam” a bola na pelada), nesse caso o spray é com certeza uma boa opção associado by the way com uma massagem local, ok?
Após sessões de osteopatia e quiropraxia também podem ser uteis para aliviar pequenos espasmos que tenham permanecido.
Espero que esse artigo seja de alguma utilidade e caso queiram me procurem no facebook ou no meu blog.
2 Commentários
Obrigado! Ajudou bastante. Acordei com uma dor no pulso faz uns 2 meses. De lá prá cá, tenho tido muita dor no local e irradiando para o braço. Parece que encurtou o tendão do polegar. O pico da dor é pela manhã ao acordar. Me disseram que possivelmente é tendinite. Percebo que compressas quentes aliviam a dor, enquanto gelo deixa mais dolorido. Tenho usado um outro remédio tipo Gelol, com os mesmos princípios ativos e percebo que alivia bastante a dor. Não sabia de que forma ele interagia com o organismo. Muito útil o artigo. Parabéns1
Muito obrigada pela informação, estava querendo saber como o gelol agia no corpo e a sua postagem me fez entender.
Obrigada!!
Escreva um Comentário