Saiba a diferença entre Osteopatia e Quiropraxia

duvida

Ola pessoal, sejam bem vindo ao meu site!
O objetivo deste é informar sobre as principais dúvidas que aparecem em consultório e ajudar a esclarecer e facilitar a escolha de terapias ou exercícios para cada caso específico.
Hoje o tema é: diferenças entre Osteopatia e quiropraxia!

Para começo de conversa, ambas as técnicas tem muito mais coisas parecidas do que distintas.
São técnicas destinadas a correções de microlesões ou desajustes, como é usualmente chamado, que apesar de serem micro causam grandes problemas no funcionamento biomecânico do corpo, o que inevitavelmente leva a dores e perda da qualidade de vida.

Tais ajustes podem ser realizados em articulações, músculos, órgãos e vísceras, nervos e até mesmo artérias, sendo para tanto utilizado em inumero arsenal de manobras, como manipulações (os famosos estalos), mobilizações (não produzem estalos), alongamentos, liberações fasciais e até mesmo choques verbais.

O que podemos salientar que existe na osteopatia e também na quiropraxia é a forma com que é entendido o processo de lesão primária. Entende-se que a lesão primária não esta onde a dor aparece. Como em um escritório que não funciona bem, quem se queixa não é o que esta sem trabalhar, e sim o que trabalha dobrado para compensar a perda de uma função. Portanto, para isso, devemos trabalhar em zonas de hipomobilidade, ou seja, aquela que esta sem movimento.

Para a Quiropraxia o sistema nervoso é a fonte de toda a vida do organismo, sendo assim, com o sistema nervoso correto a saúde estará presente, sendo o contrário também verdadeiro. Ja na Osteopatia entende-se que a estrutura governa a função, sendo assim o tecido em sofrimento é o grande causador de dores, especialmente em função da disfunção do aporte sanguíneo. Para a osteopatia o corpo possui uma característica inata de auto cura, sendo assim, quando este possui suas estruturas em ordem todo o organismo se reorganiza espontaneamente.

Cada técnica tem sua utilidade em sua devida hora, cabe ao terapeuta entender quando é hora de utilizar uma ou outra!!

Espero ter esclarecido alguma coisa e comentem que sera um prazer responder l!!

Grande abraço a todos. Obrigado!!!

Frederico

13 thoughts on “Saiba a diferença entre Osteopatia e Quiropraxia

  1. Olá gostei muito do seu site. Parabéns pela matéria! Gostaria de um esclarecimento. No caso de cervicalgia a osteopatia é mais indicada que a quiropraxia?

  2. Muito bom o seu texto! Mais fiquei na dúvida de qual dessas especialidades seria mais adequada ao reumatismo, no caso migratório. Obrigado!

    1. Ola Fabio, desculpe a demora, mas reumatismo o ideal é trabralhar com o reumatologista de confiança juntamente com profissional de fisioterapia associado a atividades fisica de alongamento com fortalecimento ok?! qualquer duvida estou a disposição

  3. Boa tarde!
    Estou na dúvida qual profissional devo procurar. Recebi indicação para os dois. Eu tenho condromalácia patelar nos dois joelhos, diagnosticada há quase dez anos e estava estabilizada. Porém, ao retornar a atividade física após dois anos parada, a dor retornou e com ela todo o incômodo nos movimentos durante o dia-a-dia. Já estou realizando fisioterapia (sem muito sucesso!!), porém acredito que há algo mais no meu corpo que deva ser analisado pois possuo pronação nos pés. A indicação para correção da pisada partiu de uma fisioterapeuta excelente a qual infelizmente não tenho mais a sorte de tê-la no meu estado, a única profissional que explicou-me que o contexto do meu corpo deveria ser analisado, embora dos seis ortopedistas que passei nenhum mencionou tal necessidade, ainda que meu pai (professor de educação física) já apontasse para a pronação dos pés. Qual a sua indicação? Desde já agradeço a atenção.

  4. Boa tarde,Dr frederico eu estou com uma dúvida.estou com hérnia de disco já tentei fioterapia acompanhada,raike,sem contar os chás que me indicaram.mas já tem mais de dois meses que sofro espasmos na coluna,tive uma melhora no início do mês mas agora a crise de dor está voltando qual dos dois profissionais o Sr me recomendaria?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>