Como sua personalidade influencia sua postura?

 

Trago hoje essa coluna com um assunto de grande interesse a grande parte das pessoas, e em especial às mulheres. Como a postura influencia na personalidade?

Na rotina de um consultório nos deparamos com certos tipos de casos que são mais comuns e outros nem tanto, sendo assim gostaria de compartilhar com você uma queixa que é bastante comum, a famosa barriguinha saliente, aquela que independe de estado geral de peso e é inclusive mais incidente em magros.

O interessante nesse caso é que em muito dos indivíduos analisados a barriguinha desaparece quando colocamos em alinhamento postural correto, portanto essa barriguinha não indica que há algum excesso de circunferência abdominal e sim que sua postura está de tal forma que provoca a projeção da região abdominal a frente.

A postura inadequada quando permanece por um longo período de tempo gera padrões de encurtamento e fraqueza de grupos musculares, fixando essa posição e deixando a pessoa acostumada a esse alinhamento incorreto.

O padrão postural de cada indivíduo está intimamente ligada a sua personalidade. Por exemplo, pessoas tímidas tendem a ter os ombros mais anteriorizados, isto é, fechados para frente, como se tentassem se esconder, gerando encurtamentos no pescoço e nos peitorais.

Tipos mais relaxados ou até mesmo descuidados tendem a projetar a barriga pra frente e também a sentar-se dessa maneira largada, gerando a barriguinha acentuada e curvaturas lombares aumentadas.

Pessoas confiantes e desafiadoras conferem um padrão de estufar o peito e erguem o queixo, gerando encurtamentos nos paravertebrais.

Enfim, é fácil associarmos as personalidade há um tipo único, específico, quase como uma impressão digital da pessoa, revelando seus padrões de encurtamentos e fraquezas musculares.

Fisioterapeutas especialistas na área postural, osteopatia e quiropraxia possuem ferramentas e técnicas para diagnosticar e tratar qualquer tipo de problema resultante dessas alterações e com isso gerar um uma melhor qualidade de vida para as pessoas.

 

Frederico Soares

Fisioterapeuta

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>