Osteofitos ou bicos de papagaio. O que são e o que fazer para não sofrer com eles?

osteofitos

Ola pessoal!!

Hoje vou falar um pouco sobre osteófitos, mais conhecidos como bicos de papagaio.

Os osteófitos são formações causada pelo crescimento anormal dos ossos, normalmente próximos a articulações. Estão dispostos em formato de gancho ou agulha, e provocam lesões as estruturas que o margeiam, e consequentemente levando a dores.

O crescimento anormal dessas espículas ósseas são causadas por aumento do estresse mecânico na região, isto é, de acordo com o aumento do uso ou do peso o corpo “entende” que o aumento de atividade deve reforçado com mais células ósseas, o que gera um acúmulo anormal e é esse o processo de formação dos osteófitos.

Ha outra forma de aparecimento de osteófitos que é quando ocorre desgaste de uma articulação, ou seja, a osteoatrose. Nesses casos, a deformação da face articular em detrimento das forças envolvidas no contato ósseo constante, sem a proteção de cartilagem, também gera osteófitos.

Infelizmente esse é um processo irreversível. Porém é possível interromper seu aumento e também é possível desenvolver técnicas de alinhamento postural que eliminam as dores causadas por essas espículas ósseas anormais.

Usa-se para tanto as liberações  iofasciais, quiropraxia, osteopatia, RPG e a maca de flexo distração para retirar a pressão sobre as vértebras afetadas por essa anomalia.

Espero ter sido claro nesse artigo sucinto mas qualquer coisa entrem em contato pelos comentários ou pelo facebook.

Grande abraço a todos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>