Exemplos de dor referida ou irradiada, o que é?

dor referida

Bom dia a todos!

Pessoal, venho hoje tratar de um assunto comum a muitos mas que dificilmente é entendido, tanto por médicos como por terapeutas.

Dor referida é o conjunto de acometimentos e sintomas que são detectados em alguma estrutura do corpo mas que não correspondem, em origem, com o local do sintoma. Vou explicar melhor.

Entenda que nossa coluna possui muitas vértebras, e estas estão localizadas uma  em cima da outra. Entre cada vértebra temos a saída de um par de nervos que vão para todas as regiões do corpo, pernas, braços, cabeça, orgãos, pele, olhos, pelos, nariz, etc.

Desta forma, quando ocorre algum problema em algum nivel medular a dor pode ser sentida em muitas regiões que são inervadas por esse nível medular. Por exemplo, um problema na altura de T3 pode ter problemas no pulmão e no diafragma. Lesões em cervical podemos ter dor referida nos braços, que compartilha da mesma origem medular. Assim como problemas no intestino ou até mesmo útero podem afetar a coluna lombar e músculos adjacentes.

É evidente a importância da divulgação desse tipo de conceito pois o não entendimento dessa correlação faz com que o diagnóstico seja realizado de forma incorreta e o tratamento por sua vez não seja eficaz, favorecendo a recidiva e o resultado insatisfatório.

Espero ter esclarecido algo e qualquer duvida é só deixar nos comentários!

Abraço a todos!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>