Dor de Cabeça Tensional: causas, sintomas e tratamento

Ola pessoal!

Hoje venho aqui tratar de um assunto cada dia mais comum pra mim no consultório, cefaleia tensional.

A dor de cabeça tensional ou cefaleia tensional difere de outros tipos por se tratar de um caso em que a origem da dor não esta relacionado a nenhum desequilíbrio químico, alimentar, ou sensorial como problemas de visão. A dor de cabeça tensional é causada pelo aumento da tensão dos músculos da região posterior do pescoço (nuca), em resposta a períodos prolongados de estresse físico e/ou emocional.

A região cervical e principalmente a nuca são regiões bastante importante no corpo humano, pois é origem de nervos que tem como destino a região dos braços, face, cabeça e regiões como ouvido. Por essa razão a tensão muscular mantida nessa região pode desencadear dor e disfunção nessas áreas levando a pessoa a ter uma qualidade de vida ruim e gerando outros problemas em sua vida.

Exemplos de fatores que podem desencadear a cefaleia tensional:

-dificuldade de dormir

-excesso de exercícios

-falta de alongamentos

-má postura no dia a dia

-fadiga crônica

-ansiedade constante

-entre outros

A cefaleia tensional é considerada crônica quando sua incidência é superior a 15 dias por mês de dor. Nesse caso, normalmente, os relaxantes musculares já não são suficientes para controlar as crises, sendo assim terapias como a acupuntura associada a osteopatia são altamente indicadas e resolutivas para esses casos. Pois a osteopatia e a quiropraxia usa da liberação muscular e dos pontos de tensão enquanto a acupuntura equilibra o fluxo neuroplasmático que é enviado para o cérebro quebrando o ciclo de dor – tensão, devolvendo a qualidade de vida para a pessoa.

Esse e outros assuntos serão tratados com frequencia nesse blog, portanto acompanhem e deixem seus comentários.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>